20, 50 e 200 euros. São estes os valores das moedas agora lançadas pela Monnaie de Paris, que assim se junta às comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões que se assinalam este ano. Esta coleção de moedas temáticas dedicada ao poeta português do século XVI foi apresentada no dia 28 de outubro, na embaixada de França em Lisboa.
“A Monnaie de Paris celebra a literatura portuguesa com Luiz Vaz de Camões, poeta do século XVI, considerado uma das figuras literárias mais importantes da língua portuguesa.
A sua obra mais famosa é a epopeia poética Os Lusíadas, que relata as aventuras dos exploradores portugueses e celebra a grandeza da sua nação”, escreve da Monnaie de Paris na justificação da escolha de Camões para esta coleção.
As moedas, duas de ouro e uma de prata (a de 20 euros) apresentam na face o rosto de Camões, rodeado de ondas e de símbolos das aventuras marítimas do poeta português – como a caravela à sua direita.
As velas do navio exibem “a Cruz da Ordem de Cristo, símbolo da nação portuguesa, assim como um emblema constituído por uma pena e uma espada, evocando os dezasseis anos que o autor passou no mar a viajar pelo Oriente.
O olho direito, que perdeu numa batalha em Marrocos, aos 23 anos, está fechado”, anuncia ainda a Monnaie de Paris.
Já o reverso da moeda é comum a toda a série L’Art de La Plume – a arte da pena, exibindo algumas frases famosas da história da literatura como o “Ser ou Não ser, eis a questão”, de William Shakespeare.
Fundada em 864, reinava então Carlos II de França, neto de Carlos Magno, a Monnaie de Paris continua hoje responsável por cunhar a moeda do Estado francês.
Mas também produz coleções temáticas para homenagear eventos ou personalidades no domínio histórico, cultural e político não só relacionadas com França, mas também de âmbito mundial. Mais antiga instituição francesa, a Monnaie de Paris é também responsável pelo fabrico das condecorações oficiais do Estado francês, como a Legião de Honra.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Monnaie de Paris