Pesquisar
Close this search box.

Câmara de Lobos recebe galardão ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’

O município de Câmara de Lobos foi distinguido, pelo quarto ano consecutivo com o galardão ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. A cerimónia decorre em Coimbra no próximo dia 27 de janeiro.

O prémio das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue as políticas efetivas da autarquia câmara-lobense de apoio às famílias, nomeadamente o apoio à política de recursos humanos e a projetos educativos, sociais, culturais e desportivos, dirigidos à população.

O Município de Câmara de Lobos é distinguido com este prémio pelas políticas e práticas adotadas ao nível do apoio dado às famílias do município e aos seus funcionários autárquicos.

A autarquia estará representada no próximo dia 27 de janeiro, em Coimbra, pela vereadora Dina Silva que irá receber o Galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Enquanto autarquia familiarmente responsável, Câmara de Lobos desenvolve políticas autárquicas transversais que valorizam a ‘Família’, garantindo as suas competências e a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, assim como dando resposta a necessidades e problemas no seio familiar.

O galardão foi atribuído pelo facto de o concelho ter conseguido corresponder às medidas solicitadas pela entidade nas áreas de Apoio à Maternidade e Paternidade; Apoio às Famílias com necessidades especiais; Serviços Básicos; Educação e Formação; Habitação e Urbanismo; Transportes; Saúde; Cultura, Desporto, Lazer e Tempo Livre; Cooperação, Relações Institucionais e Participação Social; e por partilhar dos valores inerentes a esta iniciativa, responsabilidade, a ética e excelência.

São vários os projetos específicos desenvolvidos pela Câmara Municipal nesta área como o Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos, que ajuda as famílias do concelho na requalificação das suas habitações; a Bolsa de Estudo Municipal, que vêm desonerar os orçamentos de cerca de 600 famílias Câmara-lobenses, incentivando a prossecução dos estudos dos jovens do concelho a nível do ensino superior; o Projeto Passo a Passo”, que disponibiliza às famílias do concelho um conjunto de serviços e apoios nas áreas da terapia da fala, da psicologia, da psicomotricidade e serviço social, tendo em vista o desenvolvimento global e integração educativa de crianças e jovens que frequentam o ensino básico, sinalizadas com necessidades educativas especiais.

As famílias, que não são abrangidas pelo escalão da ação social escolar, foram apoiadas a nível do empréstimo de manuais escolares.

A nível interno a responsabilidade familiar da autarquia consagra o apoio concedido à Obra Social da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que promove diversas atividades dirigidas aos trabalhadores da autarquia.

“Este galardão certifica que as políticas autárquicas, no campo da responsabilidade familiar, têm de facto contribuído para a melhoria da qualidade de vida das famílias de Câmara de Lobos e, num ano que se avizinha difícil fruto da crise que poderá resultar da pandemia em curso, são para prosseguir e reforçar”, enaltece a autarquia em nota enviada às redações.