Cerca de sete distritos em Portugal continental podem ultrapassar os 30º graus nos próximos dias, sendo algo fora do comum para a época. Os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal são os que marcam as temperaturas mais elevadas, podendo chegar até aos 34º graus.
Segundo o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se temperaturas acima do normal “praticamente para todo território em todas as semanas”. O IPMA prevê ainda valores abaixo do normal para precipitação neste período de tempo.
As temperaturas irão começar subir este domingo até segunda-feira. Está, no entanto, prevista uma pequena descida nos valores da temperatura máxima na terça e quarta-feira, voltando novamente a subir na quinta-feira. “Tudo indica para que suba entre quinta e sábado e que depois estabilizem esses valores de temperatura”, afirmou ao DN Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA.
Segundo a especialista, os valores esperados a partir de quinta-feira não são normais para esta época do ano. Depois do dia 28, quinta-feira, as temperaturas nos setes distritos poderão atingir os 34º graus e expandir-se pelo resto do continente. “Uma vez que já nos estamos a aproximar do mês de outubro estes valores não normais estão acima do expectável”, acrescenta.
O próximo fim de semana, de 30 de setembro e 1 de outubro, será assim marcado pelo calor, principalmente nas regiões do Alentejo e Ribatejo. Em Lisboa e Setúbal, os valores podem chegar até aos 33 graus. Na região norte do país, alguns valor poderão aproximar-se dos 30 graus. Ainda não se confirma até quando é que estes valores poderão durar.
A meteorologista Patrícia Gomes referiu que as temperaturas altas se devem à junção de um anticiclone localizado a sudoeste dos Açores que se estende até à região oeste da Península Ibérica com outro anticiclone sobre a Europa central que estende até França, permitindo assim “que o território do continente fique sobre influência de uma corrente de leste que vai transportar ar quente do norte de África para Península Ibérica. Esta região tem sempre temperaturas mais elevadas com ar mais quente e seco”.
No entanto, na terça-feira está prevista alguma precipitação fraca durante a noite e manhã no continente.
Relativamente à seca, os níveis podem voltar aos do mês de agosto, sendo que a precipitação no início do mês de setembro pode ter melhorado o cenário em algumas regiões do país. “Em outras, como Alentejo e Algarve, estas temperaturas podem agravar a seca nesses locais”, frisou a meteorologista.
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal