Pesquisar
Close this search box.

Buscas na Madeira: presidente da Câmara do Funchal e empresário detidos

O presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, e alguns empresários foram detidos no âmbito das buscas na Madeira.

Além de Pedro Calado, também Avelino Farinha, presidente do Conselho de Administração do grupo AFA, foi detido no âmbito da mesma operação.

A Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) iniciaram o dia a realizar mais de 100 buscas na Madeira, Açores e vários pontos do Continente por suspeitas de corrupção e outros crimes.

A investigação envolve altos titulares de cargos públicos e políticos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente Miguel Albuquerque e Pedro Calado, presidente do Governo Regional da Madeira e presidente da Câmara do Funchal, respetivamente.

O Ministério Público considera que Pedro Calado, que foi vice-presidente de Miguel Albuquerque no Executivo madeirense, antes de assumir a presidência da Câmara Municipal do Funchal em 2021, tem um “pacto corruptivo, de favorecimento com as devidas aprovações de licenciamento camarário, em troca de contrapartidas” com o grupo empresarial AFA.

As entidades estão ainda a fazer buscas em casa de Miguel Albuquerque devido a relações suspeitas com o Grupo Pestana, estando em causa a venda de uma quinta de Albuquerque a um fundo imobiliário, em 2017, por 3,5 milhões de euros.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal