Pesquisar
Close this search box.

Bruxelas reconhece excelência do projeto de cooperação “Aldeias de Portugal”

O projeto de cooperação “Aldeias de Portugal” recebeu o prestigiado prémio European Leader Award, destacando-se entre os melhores trabalhos financiados pelo programa comunitário LEADER.

A iniciativa, liderada pela ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, com sede em Oliveira de Azeméis, abrange 61 das 132 povoações classificadas, estendendo-se de Norte a Sul do país.

O principal objetivo deste projeto de cooperação é dinamizar a rede de povoados classificados como “Aldeias de Portugal”, premissa que implica o envolvimento da comunidade e de agentes locais, assim como a aposta nos recursos endógenos e diferenciadores, nomeadamente a gastronomia, o património edificado e a paisagem e ecossistemas.

A ADRITEM tomou a iniciativa de disseminar o conceito “Há Festa na Aldeia” por outras aldeias portuguesas, após o êxito das primeiras edições, a fim de dinamizar o interior e as zonas rurais para que atraiam mais visitantes, ao mesmo tempo que promovem um projeto de desenvolvimento integrado.

O European LEADER Awards avaliou as candidaturas de entidades públicas e privadas de diversos países, que receberam financiamento do programa em questão no período 2014-2020. No caso português, constam cinco aldeias.

Quintadona é uma delas, e congrega a Festa do Caldo, o Centro Cultural Casa do Xiné, o centro interpretativo e o grupo de teatro ComoDEantes. As aldeias de Cabroelo e Figueira, também em Penafiel, apresentam como pontos fortes o Museu da Broa, trilhos pedestres e cicláveis, como o Caminho dos Moinhos, e um parque de merendas, no primeiro caso.

Já em Figueira o destaque foi dado ao “Auto dos Reis”, uma representação que envolve a população da aldeia e que decorre no domingo a seguir ao dia de Reis.

No guia constam, igualmente, a aldeia de Castromil e a sua ligação à extração de ouro, bem como o centro de interpretação das minas e as próprias minas, sem esquecer a gastronomia da região. Em Valondo, a aldeia de Couce, apresenta o Corredor Ecológico e o património natural, como as Serras de Santa Justa e Pias, e o rio Ferreira, a somar ao evento “Há Festa na Aldeia”.

Na prática, este novo conceito, que engloba o Turismo Rural, assenta na partilha e utilização da metodologia e princípios orientadores do programa comunitário LEADER, no sentido da construção conjunta de um projeto de valorização e desenvolvimento das aldeias distinguidas, com base nos seus recursos e potencialidades.

Também na participação das comunidades e agentes locais – Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Associações –, projeto este liderado pelo Grupo de Ação Local do Território, com o apoio da ATA | Aldeias de Portugal.

Fonte e crédito das imagens: O Jornal Económico / Portugal