O Brasil é o primeiro campeão da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™. Neste domingo (7), a Seleção Brasileira derrotou Portugal por 3 a 0 nas Filipinas e conquistou a edição inaugural do maior torneio de futsal feminino do planeta.
O título coroa uma campanha absolutamente irretocável da Seleção no torneio. Foram seis vitórias em seis jogos, com 32 gols marcados e apenas quatro sofridos para a equipe do técnico Wilson Sabóia.
Desde antes da bola rolar, a expectativa para a partida era de um confronto muito equilibrado, que foi exatamente o que se notou em quadra.
Em um duelo como esse, é a individualidade das jogadoras que pode decidir. Foi justamente isso que aconteceu aos dez minutos, quando Amandinha arrancou da defesa, passou por duas adversárias e encontrou um ótimo passe para Ana Luiza.
A pivô esperou o momento certo para a chega de Emilly, que soltou um chute muito forte para estufar a rede portuguesa. Este foi o sexto gol da melhor jogadora do mundo na Copa.
Aos três minutos da segunda etapa, voltou a brilhar a estrela de Amandinha. Depois de uma série de boas jogadas individuais dela, com corridas insinuantes e uma falta perigosa sofrida, a camisa 12 também mostrou oportunismo. Quando Simone bateu firme da direita, a craque apareceu para pegar o rebote e, com um leve toque de categoria, marcar o segundo gol.
Mesmo com a vantagem no placar, o Brasil seguiu pressionando por um terceiro gol que praticamente definiria o placar. A Seleção, no entanto, esbarrou na jornada inspirada de Ana Catarina, que apareceu muito bem para defender finalizações de Emilly, Ana Luiza e cia.
Aos 14 minutos, Débora Vanin teve uma das melhores oportunidades do jogo. Ela encontrou um bom passe para Camila, que girou sobre a marcação, foi ao fundo e cruzou para trás. Vanin chegou batendo um pouco atrasada e, atrapalhada pela marcação, chutou para fora.
Mas a partida ofereceria mais uma chance para Débora, que dessa vez não desperdiçou. Com pouco mais de dois minutos para o fim, Portugal tentou usar a estratégia da goleira-linha, mas um erro de passe acabou nos pés da camisa 2, que finalizou de sua própria área para marcar o terceiro.
Campanha do título
Brasil 3 x 0 Portugal
Com a palavra
“A gente colocou a criança dentro da quadra, aquele espírito de ir atrás dos nossos sonhos quando a gente sai de casa. Acredito muito que Deus nos ajudou, nos deu força, oportunidade. É a primeira Copa do Mundo. Não é fácil ganhar a Copa, galera. Minhas companheiras são espetaculares.” Emilly, jogadora do Brasil
“Muito feliz. Tudo que passou nesses 52 dias, a saudade de todo mundo. As atletas são incríveis, a comissão técnica é maravilhosa. Fica um legado muito grande porque vai massificar mais ainda o futsal feminino nas escolas, nos clubes, na universidade. Isso tudo vai produzir melhores técnicos e melhores atletas.” Wilson Sabóia, técnico do Brasil
As premiadas
Bola de Ouro adidas: Emilly (Brasil)
Bola de Prata adidas: Débora Vanin (Brasil)
Bola de Bronze adidas: Lídia Moreira (Portugal)
Prêmio Fair Play da FIFA: Brasil
Chuteira de Ouro adidas: Emilly (Brasil)
Chuteira de Prata adidas: Irene Córdoba (Espanha)
Chuteira de Bronze adidas: Lídia Moreira (Portugal)
Luva de Ouro adidas: Ana Catarina (Portugal)
