Pesquisar
Close this search box.

Braga: no brunch do Mendoá cabem panquecas com molho de francesinha

O Mendoá, situado em Maximinos, é dos mais novos espaços de brunch na cidade dos arcebispos, mas já tem o seu espaço conquistado. Com a sazonalidade e os produtos locais como bandeiras, propõe servir uma área de Braga “ainda pouco explorada”.

Este poderia ser apenas mais um espaço de brunch. O modelo parece estar em ascensão e são cada vez mais os que apostam nele.

Mas quando ao empreendedorismo se junta a paixão pela cozinha, os genes na culinária e o gosto de bem receber, quase sempre há algo mais por detrás. É o caso do Mendoá Brunch & Co, um dos caçulas do género em Braga.

As figuras centrais são Maria do Céu e Cláudia Rodrigues. Mãe e filha que se juntaram profissionalmente para realizar este sonho.

Na verdade, poderá dizer-se que o sonho já vem de trás. A mãe de Maria do Céu era chefe de um conceituado restaurante no Porto. Ainda que o gosto e jeito para a cozinha nunca tivessem sido impostos, foram naturalmente adquiridos pela descendência.

Da segunda geração, Cláudia Margarida demorou mais um pouco, mas a pandemia e o tempo em casa aceleraram o que os genes já tinham começado.

“Sempre fui criativa e gostei de inventar e acabei por descobrir que o podia fazer na cozinha”, explica. Quis partilhar as invenções e abriu até uma conta com algum destaque na rede social TikTok.

E se já estava com as “mãos na massa”, a partilhar com outros, porque não deixá-los também provar? A mãe, Maria do Céu, toda a vida ligada à área da decoração, aceitou de imediato. Juntou-se a criatividade de Cláudia com o olho decorativo e pormenorizado da mãe. Juntas, são responsáveis pela carta do Mendoá.

A oferta não é extensa, mas é confecionada com produtos locais e sazonais. Além das panquecas, em que desafiamos a provar um dos mais recentes lançamentos, com molho de francesinha, há ainda tostas e iogurte que não podiam faltar num brunch (o menu com seis elementos custa 12 euros).

Para os mais tradicionais, há sopa, hambúrgueres e bolos caseiros, entre outros.

Fonte: www.evasoes.pt

Crédito das imagens: Paulo Jorge Magalhães