A Câmara de Braga vai liderar o projeto internacional “Cidadania Digital para o Talento Inteligente”, uma iniciativa inovadora que une Portugal, Costa Rica e Argentina.
Em comunicado, a autarquia explica que o projeto tem como “objetivo implementar um modelo de alfabetização digital que promova o conceito de Talento Inteligente, direcionado a adultos em situação de vulnerabilidade económica, com idades entre os 18 e os 55 anos”.
Além do Município de Braga, que lidera o projeto, são ainda parceiros o Instituto Tecnológico da Costa Rica e o Município de Santa Fé, da Argentina, com quem Braga tem um acordo de geminação desde 2017.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, este projeto reafirma o papel do Município como agente global de inovação e inclusão social.
“Esta iniciativa reflete o compromisso de Braga com o futuro. Através da cooperação com instituições da Costa Rica e da Argentina, estamos a criar soluções que transformam desafios em oportunidades, promovendo a inclusão digital e o talento das nossas comunidades. Este tipo de parceria fortalece a nossa cidade e posiciona Braga como um exemplo de progresso sustentável”, afirma o autarca, citado no comunicado.
Além disso, Ricardo Rio reforça que “mais uma vez utilizamos a nossa rede de cidades geminadas para colaborar em projetos internacionais, pois só assim faz sentido estabelecer este tipo de acordos”.
Este projecto está enquadrado no Fundo de Cooperação Triangular da União Europeia, Costa Rica e América Latina e Caribe, chamado Ventana Adelante e inclui um financiamento de 71.304 euros.
Com uma duração prevista de 12 meses, o projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 4, que visa assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.
“Através desta iniciativa, pretende-se capacitar comunidades, reforçando as competências digitais e abrindo portas a novas oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal”, salienta o comunicado.
Entre as principais metas estão a criação de ‘hubs’ de Talento Inteligente, que irão funcionar como plataformas de ligação entre as cidades e regiões, promovendo o intercâmbio de boas práticas, além da criação de conteúdos educativos e iniciativas de empregabilidade. Estes ‘hubs constituem a base para redes sustentáveis de inovação e educação.
Ainda de acordo com a Câmara de Braga, o projeto incluirá ainda a publicação de um guia prático, a organização de eventos de carácter académico e profissional, e o desenvolvimento de uma metodologia optimizada que assegure a sua eficácia.
Fonte: www.ominho.pt
Crédito da imagem: CM de Braga / Arquivo