A BP registou lucros de 8,2 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, tendo desta forma mais do que duplicado os resultados verificados no período homólogo do ano anterior, informa a agência “Reuters” esta terça-feira, 1 de novembro.
Este resultado é justificado pelo forte impulso no comércio do gás natural e na recompra das ações da BP por dois mil milhões de euros a que se juntam os pedidos para que aumente os impostos sobre o setor da energia.
A empresa com sede em Londres segue a assim a toada das outras quatro companhias petrolíferas que em conjunto obtiveram lucros de 50 mil milhões de dólares no trimestre em análise, com a Saudi Aramco a anunciar hoje um aumento de 39% nos lucros para 42,4 mil milhões de dólares.
Recorde-se que o presidente dos EUA, Joe Biden, pediu na segunda-feira para as principais empresas petrolíferas pararem de “lucrar com a guerra”, utilizando os ganhos excessivos para remunerar os acionistas, em vez de baixarem os preços dos combustíveis e investir no aumento da produção. Caso as empresas não invertam esta tendência, Biden promete implementar um imposto extraordinário sobre o setor, tal como vai ser aplicado na Europa.
A BP aumentou os seus dividendos em 10% no trimestre, ao anunciar que vai recomprar as suas ações por dois milhões de euros, comprometendo a usar 60% do seu excesso de fluxo de caixa para retorno aos acionistas.
A BP disse que espera que os preços globais do gás permaneçam voláteis no quarto trimestre devido à falta de oferta na Europa depois da Rússia ter reduzido as suas entregas de gasodutos para o continente.
Fonte e crédito da imagem: Jornal Económico