O ainda presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, partiu esta sexta-feira para os Estados Unidos, a dois dias da cerimónia de posse de Lula da Silva como chefe de Estado, durante a qual deveria passar a faixa presidencial ao seu sucessor.
“Estou em voo, volto em breve”, disse Bolsonaro, numa pequena declaração à CNN Brasil.
De acordo com a imprensa local, o avião presidencial, com Jair Bolsonaro, sua esposa Michelle e alguns assessores descolou às 14.02 horas (17.02 horas em Lisboa) com destino a Orlando, nos Estados Unidos.
Assim, de hoje até à tomada de posse de Lula da Silva no domingo, o vice-presidente Hamilton Mourão assume os comandos do país.
A cerimónia de posse é marcada pelo momento da entrega da faixa presidencial, pelo Presidente cessante ao seu sucessor, um gesto simbólico que tem sido respeitado por todos os presidentes desde que o Brasil recuperou a redemocratização em 1985
Nem Bolsonaro nem o Governo deram quaisquer detalhes sobre a viagem, mas de acordo com fontes da sua comitiva pessoal citadas pela imprensa local, a sua intenção é de passar pelo menos três meses fora do país.
A imprensa local diz que Bolsonaro deverá ficar hospedado num ‘resort’ em Palm Beach, propriedade do ex-presidente norte-americano Donald Trump.
Fonte: Jornal de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: AFP