O Benfica apurou-se para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. A equipa liderada por Bruno Lage venceu o Pevidém, por 2-0 este sábado, com o alemão Beste a ser a grande figura da partida. Foi ele que marcou os dois golos do triunfo encarnado.
No Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas, casa emprestada da formação que milita na série A do quarto escalão, o alemão abriu o marcador aos 3 minutos, após um cruzamento de Arthur Cabral, numa primeira parte fraca e lenta, talvez pela rotação e alterações promovidas pelo técnico das águias, que aproveitou para promover a estreia a Gerson Sousa.
O Benfica manteve-se no controlo do jogo e acabaria por aumentar a vantagem, aos 75’, após nova assistência de Arthur Cabral.
O emblema da Luz é o recordista de troféus na competição com 26 cetros e está assim na quarta eliminatória da Taça de Portugal, prova que venceu pela última vez na época 2016-17, numa ronda em que as 10 equipas da I Liga que já entraram em ação conseguiram todas seguir em frente na estreia.
O emblema das águias é o segundo dos três grandes a seguir em frente, depois de, na sexta-feira, o Sporting ter vencido o Portimonense, da II Liga, e antes de o FC Porto, detentor do troféu, visitar o Sintrense no domingo (17.00).
Igualmente perante uma equipa do quarto escalão, o Sp. Braga teve de esperar pelo último lance do encontro para garantir o apuramento frente ao 1.º Dezembro, graças a um livre direto apontado por João Moutinho, aos 90+6 minutos.
Numa eliminatória em que as equipas da I Liga, em estreia, jogam sempre como forasteiros em casa de equipas de escalões inferiores, o Rio Ave e o Estrela da Amadora foram forçados a jogar o prolongamento para seguirem em frente. Os tricolores eliminaram o Anadia (3-1) e os vilacondenses fizeram o mesmo com o Atlético (3-1).
A poucos quilómetros, no Estádio do Restelo, o Gil Vicente tinha afastado o Belenenses, da Liga 3, por 2-0. Já o Santa Clara também teve de esperar pelos minutos finais para afastar o Gondomar, do Campeonato de Portugal, com o único golo da partida a surgir a seis minutos dos 90, por Gabriel Silva.
Perante o União de Santarém, o Moreirense teve de dar a volta ao resultado, para vencer por 2-1, enquanto o Vit. Guimarães também teve de esperar pela segunda parte para conseguir afastar o Paços de Ferreira, da II Liga (3-1).
O Casa Pia conseguiu um triunfo folgado sobre o Amora, do Campeonato de Portugal, por 5-0. E o Oliveira do Hospital, da Liga 3, protagonizou a única surpresa do dia, ao afastar em casa o Mafra, que milita um escalão acima, por 1-0, com Souza a ser o herói, ao marcar, de penálti, o único golo do encontro, aos 71 minutos.
Nos outros dois jogos do dia, o Amarante, da Liga 3, goleou a Juventude Lajense, dos distritais, por 6-1, enquanto o Tirsense, do Campeonato de Portugal, surpreendeu em casa do Caldas, do terceiro escalão, por 2-1.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Estela Silva / Lusa