Benfica e Sporting apuraram-se esta quarta-feira para o play-off da Liga dos Campeões. As águias arrancaram uma vitória por 2-0 em Turim diante da Juventus e o Sporting empatou a um golo em Alvalade com o Bolonha na última jornada da fase de liga.
Os dois clubes de Lisboa terão agora de aguardar pelo sorteio de sexta-feira para conhecer o nome dos adversários. O Benfica vai medir forças com o Brest ou o Mónaco; o Sporting terá pela frente o B. Dortmund ou a Atalanta.
Em Turim, numa semana marcada pela polémica do áudio de Bruno Lage numa conversa com adeptos após a derrota com o Casa Pia na I Liga, o Benfica arrancou uma vitória por 2-0 diante da Juventus, num jogo onde devido à ausência de Carreras, o dinamarquês Alexander Bah foi adaptado a lateral esquerdo.
O internacional português Francisco Conceição foi titular pela vecchia signora.
O Benfica adiantou-se no marcador por Pavlidis (o grego parece finalmente estar a reencontrar-se com os golos, a faturar novamente depois do hat-trick ao Barcelona), após assistência de Bah, logo as 14 minutos. Na segunda parte, a Juventus surgiu mais perigosa e as águias passaram por alguns momentos de aperto. Mas aos 77’, Kökçü selou o apuramento para o play-off, com um grande remate de fora da área.
Já o Sporting, em Alvalade, empatou (1-1) diante do Bolonha (os italianos já estavam eliminados, sem possibilidade de chegar ao play-off) numa partida onde o treinador Rui Borges se viu privado de dois jogadores fundamentais: Gyökeres e Morita, que foram rendidos no onze por Harder e Debast.
Os leões entraram mal no jogo e, aos 21 minutos, o Bolonha adiantou-se no marcador, com um golo de Tommaso Pobega, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto. No segundo tempo, o Sporting apareceu com mais confiança, à procura do golo do empate que lhe garantia o apuramento para o play-off sem depender do resultado de terceiros.
O golo do descanso (e que valeu um lugar no play-off) em Alvalade surgiu só aos 77 minutos, por intermédio de Conrad Harder, após um cruzamento do jovem João Simões, com o dinamarquês a antecipar-se a um defesa adversário e a não perdoar à frente da baliza.
Sorteio na sexta-feira
Sexta-feira em Nyon, a partir das 11.00, na Suíça, na sede da UEFA, realiza-se o sorteio dos play-off da Liga dos Campeões, onde serão conhecidos os confrontos entre as equipas que terminaram a fase de liga entre o nono e o 24.º lugares. Os play-off são jogados a duas mãos e já têm datas: a primeira mão a 11/12 de fevereiro; a segunda a 18/19 de fevereiro.
As equipas que terminaram a fase de liga entre o nono e o 16.º lugares serão cabeças-de-série no sorteio da fase a eliminar e defrontam uma equipa classificada entre o 17.º e o 24.º lugares.
E os potenciais adversários estão já pré-definidos. Por exemplo, as equipas que terminaram em nono e décimo lugares defrontarão as que terminaram em 23.º ou 24.º lugares; as que acabaram em 11.º ou 12.º lugares medem forças com as que acabaram em 21.º ou 22.º lugares e assim sucessivamente.
Uma nota para o sorteio dos play-off: podem defrontar-se clubes da mesma federação (se o Sporting tivesse ganho podia ter duelo marcado com o Benfica) e é possível confrontos entre equipas que jogaram durante a fase de liga.
Os oito clubes que vencerem o play-off da fase a eliminar passam diretamente aos oitavos-de-final da prova, onde vão defrontar os oito primeiros classificados da fase de liga que se apuraram automaticamente (Liverpool, Barcelona, Arsenal, Inter Milão, At. Madrid, B. Leverkusen, Lille e Aston Villa).
E aqui nos oitavos também já há possíveis cruzamentos. Caso o Benfica ultrapasse o play-off pode apanhar o Liverpool ou o Barcelona. No caso do Sporting, os possíveis adversários se os leões seguirem frente são Lille ou Aston Villa.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: www.fpf.pt