Os Boston Celtics oficializaram esta terça-feira o reforço Neemias Queta. O internacional português assinou um contrato ‘two-way’ com a equipa de Boston, o que implica que irá dividir-se entre a equipa que atua na NBA e os Maine Celtics, da G-League.
“Bem-vindo”, escreveu nas redes sociais a equipa da Conferência Este, oficializando a contratação do poste português, de 24 anos, que nas últimas duas temporadas vestiu a camisola dos Sacramento Kings.
“Os Boston Celtics anunciaram hoje que a equipa assinou um contrato ‘two way” com Neemias Queta. Por política da equipa, os termos do acordo não foram revelados”, lê-se no comunicado da equipa de Boston.
Em agosto deste ano, o poste celebrou um “contrato padrão” com os Kings, mas acabou por ser dispensado, tornando-se num agente livre (free agent), o que lhe permitia assinar por qualquer outra equipa para prosseguir a carreira, como agora aconteceu.
Escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do draft de 2021, tornou-se o primeiro português a jogar na NBA.
Nas primeiras duas épocas na NBA, Neemias Queta participou em 20 jogos pela equipa de Sacramento. O poste foi mais utilizado nos Stockton Kings, pelos quais disputou 43 encontros na época passada, com médias de 17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento por partida.
Os bons desempenhos na G-League valeram ao jogador português o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular da prova, atrás do base Carlik Jones
Quetão, como é conhecido Neemias Queta Barbosa, vive o sonho americano. Com 19 anos foi para os EUA com uma bolsa universitária em 2018. Fez pela vida no campeonato universitário, sempre com a NBA no horizonte, onde acabou por entrar no draft de 2021.
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal