Às vésperas da COP 30, Petrobras recebe sinal verde para perfurar poço na Foz do Amazonas

A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20) a permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfurar um poço exploratório em águas profundas, localizado na Foz do Amazonas.

O local, que é visto como um ambiente propício para reservas de petróleo e gás no Brasil, fica próximo a floresta e a rica biodiversidade, o que está causando críticas em especialistas pelos possíveis riscos ambientais. As informações são do g1.

A licença foi concedida após uma série de aperfeiçoamentos no projeto da Petrobras, segundo o Ibama. A empresa comprovou a “robustez de toda a estrutura de proteção ao meio ambiente” que será usada na perfuração, conforme a decisão.

Para o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, a exploração da Margem Equatorial é o “futuro da soberania energética”.

— A Margem Equatorial representa o futuro da nossa soberania energética. O Brasil não pode abrir mão de conhecer seu potencial. Fizemos uma defesa firme e técnica para garantir que a exploração seja feita com total responsabilidade ambiental, dentro dos mais altos padrões internacionais, e com benefícios concretos para brasileiras e brasileiros”.

“O nosso petróleo é um dos mais sustentáveis do mundo, com uma das menores pegadas de carbono por barril produzido, assim como a nossa matriz energética altamente renovável, que é exemplo para o mundo”, disse.

O presidente Lula também já havia afirmado, antes mesmo da aprovação da licença, que a exploração será feita com responsabilidade.

Fonte: www.www.nsctotal.com.br

Crédito da imagem: Petrobras / Divulgação