O FC Porto vai enfrentar o Arsenal nos oitavos de final da Liga dos campeões, ditou o sorteio desta segunda-feira, que decorreu em Nyon, na Suíça.
Em termos de confrontos diretos entre FC Porto e Arsenal há a registar seis jogos, com duas vitórias portistas, um empate e três derrotas. A última vez que os dois clubes se defrontaram foi nos oitavos de final da Champions da época 2009-10. Os dragões venceram os ingleses em casa, por 2-1, e foram goleados em Londres por 5-0, um resultado que ditou o afastamento do FC Porto da prova milionária.
A equipa inglesa é atualmente líder da Liga inglesa, com 39 pontos, mais um do que o Liverpool e o Aston Vila, segundo e terceiros classificados, respetivamente.
Na equipa londrina, que é treinada pelo espanhol Mikel Arteta, atuam dois jogadores portugueses: Cédric Soares e o ex-portista Fábio Vieira – este último vai assim reencontrar o clube onde atuou vários anos e fez toda a sua formação.
O vice-presidente do FC Porto, Vítor Baía, reconheceu que os embates com o Arsenal, dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, serão complicados, mas garantiu uma equipa “sem medo”.
“Serão jogos extremamente complicados, mas temos um ADN muito específico nesta competição. Não temos medo de ninguém e vamos fazer o nosso melhor. Somos muito competitivos e gostamos destes momentos. Tenho confiança total no que possa acontecer”, disse o dirigente, em declarações ao Porto Canal.
Vítor Baía lembrou que nesta fase da ‘Champions’ “todos os possíveis adversários tinham grande qualidade”, e analisou o Arsenal, líder da Liga Inglesa, como uma equipa “com uma capacidade incrível”.
“Têm jovens jogadores que formam uma equipa de qualidade e com uma dinâmica muito interessante. Reforçou-se bem e joga numa das principais ligas do mundo”, vincou.
O vice-presidente do FC Porto abordou, ainda, a diferente capacidade financeira entre os dois clubes, mas lembrou que os ‘dragões’ têm feito “autênticos milagres’ com os recursos que dispõem.
“O Arsenal tem armas que infelizmente nós não temos. A sua capacidade financeira permite-lhe comprar os melhores jogadores e os talentos com mais qualidade, como foi o caso do ‘nosso’ Fábio Vieira. Mas nunca nos escudamos nessa questão. É, de facto, uma luta desigual, mas temos feitos autênticos milagres com o que temos”, lembrou Vítor Baía.
O dirigente portista sublinhou, no entanto, que “mesmo não sabendo como vão estar as duas equipas daqui dois meses”, o conjunto ‘azul e branco’ vai “preparar o jogo de forma minuciosa”.
O sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões, que ditou o embate entre o FC Porto e o Arsenal, vai permitir assim o regresso do português Fábio Vieira ao Dragão, integrado num conjunto inglês recheado de ‘estrelas’.
O médio, que em 2022 se transferiu dos ‘dragões’ para o emblema londrino, por 40 milhões de euros, é um dos dois lusos, juntamente com Cédric Soares, do plantel dos ‘gunners’, que atualmente lidera a Liga inglesa.
Na equipa comandada pelo espanhol Mikel Arteta, que tem nos últimos anos apostado num misto de jogadores experientes com jovens emergentes, pontificam, ainda, nomes de grande valia, como o médio Jorginho, a dupla de atacantes brasileiros Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, ou o alemão Kai Havertz e o inglês Bukayo Saca.
Um dos reforços para a nova temporada do Arsenal foi o médio inglês Declan Rice, vindo do West Ham a troco de 116 milhões de euros, o que atesta a capacidade de investimento do clube de Londres, que traçou, no início da época, um orçamento para reforços a rondar os 200 milhões de euros.
A fortíssima linha avançada dos ‘gunners’ será o ponto mais forte da equipa, que, este ano, na Liga inglesa, conta já com 35 golos em 17 jogos, e na fase de grupos da ‘Champions’ apontou 16 tentos nas seis partidas.
O conjunto inglês fechou esta primeira fase da Liga dos Campeões como vencedora do Grupo B, com 16 pontos, superando os neerlandeses do PSV Eindhoven, os franceses do Lens e os espanhóis do Sevilha.
Nestes jogos da ‘poule’, o Arsenal apenas ‘tropeçou’ duas vezes, com uma derrota, fora, frente ao Lens, por 2-1, e um empate (1-1) na casa do PSV Eindhoven.
Este é o segundo ano consecutivo que os londrinos enfrentam uma equipa portuguesa nas competições da UEFA, tendo na época passada sido eliminados pelo Sporting, nos oitavos de final da Liga Europa.
Os ‘leões’ impuseram empates nos dois jogos (2-2 e 1-1) da eliminatória e foram, depois, mais fortes na decisão por grandes penalidades.
São estes os jogos dos ‘oitavos’ da prova milionária:
FC Porto-Arsenal
Nápoles-Barcelona
PSG-Real Sociedad
Inter Milão-Atlético Madrid
PSV-Borussia Dortmund
Lazio-Bayern Munique
Copenhaga-Manchester City
RB Leipzig-Real Madrid
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal