Pesquisar
Close this search box.

Aprovado Programa do Governo dos Açores

O Chega absteve-se esta sexta-feira na votação do Programa do Governo dos Açores no parlamento do arquipélago, viabilizando a aprovação do documento. PAN e IL abstiveram-se. 

O documento, que foi discutido entre quarta-feira e hoje, foi votado favoravelmente pelos deputados dos três partidos que formam o executivo (23 do PSD, dois do CDS e um do PPM), com a abstenção dos cinco eleitos do Chega, um do PAN e um do IL.

Os 23 deputados do PS e o eleito do BE votaram contra o documento.

De acordo com o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, a rejeição do Programa do Governo com maioria absoluta implicaria “a demissão do Governo”.

Líder regional do Chega, José Pacheco, anunciou aos jornalistas que o partido iria optar pela abstenção antes do início da sessão parlamentar que decorreu na Horta, na ilha do Faial. 

Segundo o líder do Chega/Açores, a decisão foi tomada após uma conversa com o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, que decorreu na noite de quarta-feira e era uma das condições para o seu sentido de voto. 

“Em tempo útil, não conseguimos fazer esse tal acordo escrito, mas será feito nos próximos dias com ponderação e as bandeiras do Chega estarão lá. Não estarão todas, como é óbvio. Será um acordo ou um entendimento plurianual. Vamos fazer de Orçamento em Orçamento, e de uma forma simples, que as pessoas percebam”, explicou

Segundo Pacheco, “não é um acordo parlamentar” (como o entendimento assinado em 2020 com a coligação de direita), porque não obriga o partido “a ter que votar ou deixar de votar o que quer que seja no parlamento”.

“É um acordo talvez um pouco mais de governação, no sentido de podermos influenciar positivamente a governação. Nós sempre dissemos: queremos ser parte da solução e nunca parte do problema”, afirmou.

O Chega, acrescentou, deixou cair a reivindicação de fazer parte do Governo Regional, porque não anda “atrás de lugares”. 

Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal