O Sporting venceu este domingo o Gil Vicente, por 2-1, valendo um golo ao cair do pano de Eduardo Quaresma para desbloquear o empate que parecia que iria prevalecer.
O triunfo permitiu aos leões voltarem novamente ao topo da classificação, em igualdade pontual (78 pontos) com o Benfica, sendo que no sábado há dérbi na Luz que pode decidir o novo campeão.
Alvalade gelou aos 23 minutos quando o árbitro Tiago Martins apontou para a marca de grande penalidade, depois de um derrube de St. Juste a Mutombo.
Consultado o VAR, o penálti foi confirmado e Félix Correia, que curiosamente se formou na academia leonina, colocou os gilistas em vantagem.
O Sporting, mesmo algo nervoso, procurou o empate, mas o intervalo chegou com o Gil Vicente em vantagem.
Na segunda parte, o Sporting continuou a pressionar na tentativa de dar a volta ao resultado. Mas tudo feito de forma muito denunciada e sem conseguir rematar à baliza dos gilistas.
Rui Borges lançou então Hjulmand, Harder e Quenda de uma só vez aos 64 minutos, e aos 81′ Maxi Araújo empatou a partida.
Quando já ninguém acreditava, aos 90’+3, Eduardo Quaresma apontou o golo da vitória com um remate de fora da área e deu os três pontos à equipa leonina.
Agora as contas do título são fáceis e pode haver já campeão no dérbi de sábado entre os dois rivais na Luz.
Caso o Benfica vença por dois golos ou mais de diferença sagra-se imediatamente campeão, invertendo assim o confronto direto – os leões venceram por 1-0 no jogo da primeira volta.
Para o Sporting festejar o título, basta-lhe vencer no campo do rival. Se houver empate, fica tudo adiado para a última ronda – o Benfica desloca-se a Braga e o Sporting recebe o V. Gumarães.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Lusa