Pesquisar
Close this search box.

Ana Paula Fernandes nomeada presidente do Instituto Camões

O Ministério dos Negócios Estrangeiros nomeou esta sexta-feira a nova presidente do Conselho Diretivo do Instituto Camões. O nome escolhido é o de Ana Paula Lopes Fernandes, que foi nomeada “em comissão de serviço, pelo período de cinco anos”, podendo ser renovado pelo mesmo período.

A decisão foi publicada esta sexta-feira em Diário da República, mas o despacho — que entrará em vigor a 17 de julho — foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a 17 de maio, e por António Costa, primeiro-ministro, no dia seguinte.

É a primeira vez desde que o Instituto Camões se fundiu com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (em 2012) que o cargo de presidente é da responsabilidade de alguém ligado à cooperação.

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, Ana Paula Fernandes desempenhava, desde 2016, o cargo de conselheira da Direção de Desenvolvimento da OCDE, sendo chefe de unidade de Prospetiva, Reforma de Políticas e Relações Globais.

Segundo a nota biográfica publicada com a nomeação, a agora presidente do Instituto Camões coordenou ainda trabalho da Direção de Desenvolvimento da OCDE nestas áreas. Teve também experiência como professora universitária no ISCTE e no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Ana Paula Fernandes sucede a João Ribeiro de Almeida, que deixou o cargo no final do ano passado ao fim de dois anos à frente do Instituto Camões, voltando à carreira diplomática como embaixador de Portugal na Índia.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Facebook Ana Fernandes