A secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, apresentou esta terça-feira o pedido de demissão, solicitado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina.
A informação foi avançada num comunicado do Ministério das Finanças enviado às redações.
“Tomei esta decisão no sentido de preservar a autoridade política do Ministério das Finanças num momento particularmente sensível na vida de milhões de portugueses”, pode ler-se na nota divulgada esta terça-feira à noite.
Medina explica ainda que o seu ministério deve permanecer “um referencial de estabilidade, de autoridade e de confiança dos cidadãos”. “São valores fundamentais à boa condução da política económica e financeira e à direção do setor empresarial do Estado”, acrescenta, agradecendo o trabalho desempenhado pela secretária de Estado.
Alexandra Reis esteve envolvida, nos últimos dias, numa polémica relacionada com a TAP, depois de, no sábado, ter sido noticiado que a secretária de Estado recebeu uma indemnização de 500 mil euros por sair antecipadamente do cargo de administradora executiva da companhia aérea portuguesa, quando ainda tinha de cumprir funções durante dois anos. Meses depois, foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV).
Esta terça-feira à tarde, a TAP enviou um esclarecimento ao Governo relativo ao processo de saída de Alexandra Reis da companhia aérea. Na nota, a empresa disse ter tomado a iniciativa de cessar o contrato e defendeu a legalidade do processo, revelando que a ex-administradora tinha pedido uma compensação inicial de 1,5 milhões de euros.
Na segunda-feira, numa declaração escrita enviada à Lusa, Alexandra Reis assegurou que devolveria “de imediato” qualquer quantia que lhe tivesse sido paga e que acreditasse não estar no “estrito cumprimento da lei” na sua saída da companhia aérea.
Fonte: Jornal de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: LUSA