Com perto de 900 mil dormidas registadas em junho, Albufeira voltou a afirmar-se como o segundo concelho mais procurado do país, apenas atrás de Lisboa.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados a 31 de julho, as dormidas no município representam 11,1% do total nacional e mais de um terço do total registado no Algarve.
A nível regional, o concelho lidera a tabela, à frente de Lagos e Portimão, confirmando a sua posição como destino de eleição para quem visita o sul do país. No mesmo mês, o Algarve concentrou quase 30% das dormidas registadas a nível nacional.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, sublinha que “os resultados alcançados comprovam a atratividade do destino e a capacidade da nossa indústria para bem receber quem nos quer visitar”.
O autarca acrescenta que “os valores são encorajadores para o que resta do ano” e refletem a “excelência e diversificação da capacidade hoteleira” de Albufeira, que “se tem assumido cada vez mais como capital do Turismo, com impactos muito positivos para a economia local”.
De acordo com o INE, os valores registados no mês de junho surgem no seguimento de um caminho de crescimento evidenciado ao longo do primeiro semestre de 2025.
Face ao período homólogo, registaram-se aumentos de 1,7% no número de hóspedes, 0,3% no número de dormidas, e uns expressivos 5,5% de proveitos totais.
José Carlos Rolo considera que, nos últimos anos, tem-se assistido a uma “alteração de paradigma no que diz respeito à sazonalidade”.
Para o autarca, “os resultados alcançados surgem no seguimento do trabalho que tem sido desenvolvido para dinamizar a atividade turística durante a época baixa, nomeadamente através do acolhimento de eventos desportivos de referência”.
Fonte: www.jornaldoalgarve.pt
Crédito da imagem: Câmara Municipal de Albufeira / Portugal