Pesquisar
Close this search box.

Aeroportos da Madeira apresentam crescimento de 38%

O movimento de passageiros nos Aeroportos da Região Autónoma da Madeira teve um crescimento de 38%, em novembro, para os 314 mil passageiros, e uma subida de 36% nas aeronaves, em voos comerciais, para 2.465, quando comparado com o período homólogo, de acordo com a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

“Quando comparado com novembro de 2019 (período pré-pandemia), verificou-se também um crescimento de 32% no movimento de passageiros e de 28% no movimento das aeronaves”, diz a DREM.

“Cada aeronave (considerando-se conjuntamente as que aterraram e descolaram) transportou, em média, cerca de 132 passageiros (o mesmo valor de novembro de 2021), no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor não ultrapassou os 58 passageiros (43 no mês homólogo)”, acrescenta a DREM.

Já em termos de movimento de passageiros doméstico e internacional nos aeroportos da Região verificou-se uma subida de 40% no tráfego doméstico, e um crescimento de 36% no internacional.

“Face ao mesmo período antes da pandemia (2019), o tráfego doméstico cresceu 36% e o internacional 30%”, acrescenta a DREM.

No aeroporto da Madeira o tráfego internacional de passageiros correspondeu a 54% do total e o doméstico a 45%, enquanto que no Aeroporto do Porto Santo o tráfego doméstico representou 68% do total.

Em novembro “os voos regulares nos aeroportos da Região representaram 93% do total de aeronaves movimentadas e 94% dos passageiros (88% e 89% no período homólogo)”, salienta a DREM.

“A ocupação das aeronaves movimentadas nos aeroportos da Região rondou os 75%, com o aeroporto da Madeira a atingir os 76% e o Porto Santo os 56%. No mesmo período, do ano passado, a taxa de ocupação era ligeiramente superior no conjunto dos aeroportos (77%) e na Madeira (78%), enquanto o Porto Santo tinha então uma taxa de ocupação inferior (50%)”, sublinha a DREM.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal