Algumas pessoas chamam Mâmoa, outras Mamoa”, diz Ivan Ribeiro, funcionário do bar de apoio a esta praia fluvial, instalada há mais de uma década nas margens do rio Ul. Para ele, como se diz o nome é indiferente, mas tem a ver com uma necrópole pré-romana que ali terá existido.
O que importa é que é uma praia que na época balnear se enche de gente. “Para já, ainda são mais campos de férias para crianças que aqui vêm passar o dia”, diz. Mas em agosto, principalmente aos fins de semana, a praia recebe cerca de 1500 pessoas, senão mais, por dia.
Bem arborizada, com infraestruturas úteis para tornar a experiência confortável para todos, a praia fluvial da Mâmoa tem-se tornado um apetecido destino de verão nesta zona do país. Ali, o rio Ul, que mais a sul, já em São João da Madeira, desagua no rio Antuã, alarga um pouco o leito, tornando-se ideal e segura para banhos.
Duas pontes de madeira ligam as duas zonas da praia, que ao todo ronda os dois hectares. Um dos lados tem um pequeno areal, o outro é principalmente relvado e conta com um confortável empedrado mesmo junto à água.
O rio atinge aqui uma profundidade entre 1 e 2,20 metros. As suas águas são consideradas de excelência para banhos, tendo tanto a Bandeira Azul como a de Qualidade de Ouro.
Assim, pode-se ir para a água sem medos – mas não são permitidos saltos para o rio. Em ambos os lados há também guarda-sóis em colmo que podem ser utilizados com espreguiçadeiras, a troco de 3 euros (das 10 às 13.30 horas) ou 5 euros (das 14 às 19 horas); o dia completo fica por 7 euros. Também para alugar há guarda-sóis, por 3 euros, e cadeiras de encosto, por 2 euros.
A cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida está disponível gratuitamente para utilizações de 60 minutos. Também para as mesmas pessoas está disponível uma zona de conforto, com sombra.
Ao lado desta fica o bar, aberto das 10 às 24 horas. Aqui pode pedir-se vários snacks, como hambúrgueres, cachorros e tostas. Este é também responsável pela animação noturna do espaço, organizando sessões de karaoke todas as quartas e sextas-feiras, entre as 21 e as 24 horas.
Quanto ao estacionamento, existem dois parques dos dois lados da praia. Se estiverem cheios, pode deixar-se o automóvel alguns metros acima, no centro da povoação.
Fonte: www.evasoes.pt
Crédito das imagens: Artur Machado/ Global Imagens