A Catalyst Capital, gestora de fundos private equity imobiliários, e o BPI contrataram um empréstimo verde no montante de 11 milhões de euros, com um prazo de 15 anos, para reabilitar o histórico Hotel Diplomático, em Lisboa.
De acordo com um comunicado do banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa, este empréstimo, organizado, montado e subscrito pelo BPI, tem como objetivo “financiar a remodelação do Hotel Diplomático, unidade hoteleira histórica em Lisboa, reforçando a modernização da oferta de alojamento turístico”.
“Trata-se de um investimento que envolveu a aquisição do imóvel e remodelação dos seus 95 quartos, complementados com restaurante, bar no rooftop e estacionamentos, no segmento de 4 estrelas, que será operado sob a insígnia Wilde by StayCity”, refere o banco.
A instituição financeira indica ainda que o “investimento e financiamento terão preocupações e objetivos de sustentabilidade, em linha com a estratégia definida para o setor por parte do BPI, reforçando o seu papel como financiador de referência através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade”.
Foi em 2021 que a Catalyst Capital anunciou ter comprado o antigo Hotel Diplomático Hotel, na Rua Castilho, no centro da cidade de Lisboa, a uma empresa familiar, por 14,75 milhões de euros.
À data, a gestora afirmou que iria “investir cerca de nove milhões de euros numa remodelação alargada do hotel, para o dotar de 95 quartos e tranformá-lo num ‘boutique’ hotel de quatro estrelas”.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal