A TAAG – Linhas Aéreas de Angola formalizou esta terça-feira, em Assembleia Geral Extraordinária de acionistas, a nomeação de uma nova liderança para o próximo ano, de acordo com um comunicado ao qual o Jornal Económico teve acesso.
O gestor António dos Santos Domingos é o novo presidente do Conselho de Administração (PCA/Chairman) da TAAG, somando três décadas de experiência em empresas como a Sonangol, Sonair, Helimalongo, Sonagesa, Banco Caixa Angola, Sonagás e Banco de Desenvolvimento de Angola.
Nelson Pedro Rodrigues de Oliveira, nome conhecido da casa, é o novo presidente da Comissão Executiva (PCE/CEO) da empresa sediada em Luanda. “O gestor, que até à presente data desempenhava funções na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), volta à TAAG, onde ao longo de 38 anos desempenhou várias funções técnicas, evoluindo continuamente na sua carreira para funções seniores de direção na componente da manutenção e engenharias, com especial foco nas frotas B777, B737 e Dash-8”, detalha o comunicado.
Citado na mesma nota, António dos Santos Domingos assumiu o objetivo da TAAG de se afirmar como uma “companhia de bandeira cada vez mais relevante”.
“Trabalhar com espírito de missão, com coragem e com abnegação para que a TAAG traga alegrias aos angolanos e se afirme como uma companhia de bandeira cada vez mais relevante é o nosso grande objetivo”.
“Sabemos bem das dificuldades a nível interno e externo, e também da necessidade de trabalharmos em conjunto para não defraudarmos quem em nós acredita. Por isso, dizemos presente e contamos com todos para fazermos frente aos desafios que temos”, afirmou o novo Chairman da companhia angolana.
Miguel Carneiro junta-se à equipa como administrador Não-Executivo, tendo desempenhado funções de consultor do Gabinete do Ministro dos Transportes com foco no subsector da Aviação Civil.
A mesma conta acrescenta que os restantes administradores – Misayely Celestino Isaac Abias, Iuri Miguel Guerra Neto, como Administradores Não-Executivos, e João Miguel da Gama Lobo Semedo, Sais Daalaoui, Maria Manuela Resende da Costa Pardal, Nowel R. Nagala. Custódia Gabriela Pereira Bastos e Susana Ramos, como Administradores Executivos – mantêm-se em funções.
O anterior Conselho de Administração tinha sido nomeado em outubro de 2021, tendo Ana Francisca da Silva Major como Chairman e Eduardo Farein Soria como presidente da Comissão Executiva, depois de João Lourenço, Presidente da República de Angola, ter exonerado a antiga administração com a justificação de concretizar o plano de restruturação da empresa.
No início de outubro, o Ministério dos Transportes de Angola anunciou que o Conselho de Administração da companhia de bandeira angolana iria aumentar para onze membros, sete dos quais administradores executivos e quatro não executivos.
“Este reforço surge na sequência dos resultados obtidos no primeiro exercício da atual equipa de gestão e dos desafios que a companhia de bandeira enfrenta para manter um lugar de destaque no continente africano”, justificou a tutela na altura.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal