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Wine Future em Coimbra dá visibilidade internacional aos vinhos de Portugal

A partir de dia 7 de novembro e durante três dias, Coimbra vai ser o centro mundial do setor vitivinícola.

O Convento São Francisco acolhe a quarta edição do Wine Future, um evento internacional que trará a Portugal e a Coimbra algumas das maiores personalidades globais do mundos dos vinhos além de outros oradores de renome, como o vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson, ou o Nobel da Economia, Christopher Pissarides, que, até dia 9, irão debater os desafios internos de um setor que, em Portugal, está cada vez mais em destaque.

O evento é organizado por Pancho Campo, um ex-tenista internacional de nacionalidade chilena que, nos últimos anos, se tem dedicado a promover o setor a nível mundial, mas conta com a ViniPortugal, a organização portuguesa que faz a gestão da marca Wines of Portugal e tem como missão promover a qualidade e a excelência dos vinhos portugueses.

«O Wine Future é uma grande oportunidade para receber em Portugal, e em Coimbra, um grande evento e para promover o vinho de Portugal e uma escala global», confirma, em entrevista ao Diário de Coimbra, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, que partilha com a Chrand Events, empresa de Pancho Campo, a organização do Wine Future 2023.

«Conheci o Pancho Campo na edição do Wine Future em Hong Kong e há cerca de um ano, um ano e tal, ele lançou-me o desafio de coorganizarmos esta edição do evento em Portugal. Pareceu-nos interessante e demos os primeiros passos para construirmos o evento», conta o responsável.

Resultado? «Conseguir trazer a Portugal, além de oradores de grande relevância e importância mundial, que irão ficar com uma ligação a Portugal, que se calhar não tinham anteriormente, muitos outros que vêm assistir à conferência e que vão ficar a conhecer um bocadinho mais sobre o nosso país e sobre os vinhos portugueses», adiantou o responsável, confiante no impacto do evento para o setor.

«Será sempre difícil estimar, nomeadamente o impacto direto, em termos de vendas, mas não temos dúvidas de que será mais um passo para aquilo que andarmos a fazer há anos que é tentar aumentar a notoriedade da marca vinhos de Portugal», refere Frederico Falcão, falando de uma estratégia da ViniPortugal no sentido de «os consumidores, um pouco por todo o mundo, estarem dispostos a pagar mais pelo vinho português, contribuindo para o reconhecimento da marca», explica.

«Este é um evento com grande visibilidade internacional, que está a ser publicitado um pouco por todo o mundo e, naturalmente, leva a marcada dos vinhos de Portugal associada ao evento, pelo mundo inteiro», avança presidente da ViniPortugal, que é o principal responsável para a escolha de Coimbra para acolher o Wine Future.

«É uma cidade que conheço muito bem, da qual gosto muito e que tem todas as condições para acolher este tipo de eventos, com o Convento São Francisco», afirma, adiantando, como já o havia feito Pancho Campo, em entrevista ao Diário Coimbra, que houve uma vontade expressa da organização do evento de «fugir aos eventos em Lisboa e Porto».

Isto além da facilidade de transportes, de chegar de comboio, de estar próximo da auto-estrada e de ter, de imediato, sentido o entusiasmo da Câmara Municipal e da Turismo do Centro, além de todos os que estão ligados ao setor dos vinhos na região de acolher o Wine Future em Coimbra.

]Fonte: Diário de Coimbra / Portugal

Crédito da imagem: www.winefuture.org/pt