A Seleção portuguesa obteve a primeira vitória da história num campeonato do mundo de râguebi ao bater as Ilhas Fiji por 24-23 no último jogo do grupo C, graças a um ensaio (e respetiva conversão de pontapé aos postes) nos minutos finais.
A seleção lusa, que ao intervalo estava empatada 3-3, conseguiu dois ensaios na segunda parte, por Storti e Francisco Fernandes, as Fiji responderam e estiveram a vencer por 23-17, mas um ensaio de Rodrigo Marta já perto do fim foi decisivo para o triunfo.
“É incrível e inacreditável”, disse o selecionador de Portugal, Patrice Lagisquet. “Os jogadores sempre encontram recursos que eu nunca esperei”. “O último ensaio foi incrível. Eles ainda me surpreendem depois de quatro anos, é um grupo incrível”.
Também o selecionador das Fiji, Simon Raiwalui, elogiou Portugal. “Eles resistiram e conseguiram o ensaio no final, todo o crédito para eles”, disse ele. “Estamos dececionados por não termos conseguido essa vitória, estávamos um pouco cansados em termos de contexto do jogo, mas Portugal pode festejar esta noite. “
Portugal, que tinha empatado com a Geórgia e perdido com País de Gales e Austrália, termina a sua participação com o quarto lugar no grupo, com seis pontos, enquanto País de Gales, primeiro com 19, e as Fiji, em segundo com 11, seguem para os quartos de final.
A Austrália acaba em terceiro, também com 11 pontos, e está fora da competição, que decorre em França, tal como a Geórgia, que ficou em quinto e último lugar, com três pontos.
Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Charly Triballeau / AFP