Pesquisar
Close this search box.

Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro em 2025

O Rio de Janeiro foi escolhido como a Capital Mundial do Livro em 2025. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais. “Acabei de ser informado pela Diretora Geral da Instituição”, escreveu o prefeito, sobre a Unesco.

Na carta, a diretora geral da instituição, Audrey Azoulay, informa que a cidade foi escolhida. “Acima de tudo, esperamos que sob a sua liderança a cidade terá um papel ativo na promoção do livro e leitura, o que terá um impacto positivo nas taxas de letramento entre os jovens do Rio do Janeiro e de outros locais”, escreve na carta.

Mais informações sobre o título serão comunicadas em breve à diretoria escolhida pela Prefeitura do Rio para a iniciativa. Um memorando de entendimentos deve ser assinado pela instituição e pela Prefeitura.

O título é concedido desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A entidade seleciona anualmente uma cidade para se tornar a Capital Mundial do Livro, durante um período de doze meses, a partir do dia 23 de abril, conhecido como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.

As cidades candidatas preparam um dossiê detalhando suas iniciativas e projetos destinados a promover o livro e a leitura. Além disso, a cidade escolhida assume o compromisso de difundir o livro para todas as pessoas e desenvolver programas e atividades relacionados ao tema ao longo do ano.

Recentemente, as cidades selecionadas foram Sharjah (2019), Kuala Lumpur (2020), Tbilisi (2021), Guadalajara (2022), Accra (2023) e Estrasburgo (2024).

Fonte: Publishnews

Crédito da imagem: Rob Kattan / Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor