Pesquisar
Close this search box.

Liga Europa: foi preciso virar o marcador para o Sporting vencer pela 1.ª vez na Áustria

Habituado a fazer história em Alvalade, Rúben Amorim conseguiu o que ninguém tinha conseguido no Sporting: vencer na Áustria. O triunfo sobre o Sturm Graz (2-1), na primeira jornada da Liga Europa 2023-24, esta quinta-feira, acabou com uma maldição de sete jogos sem vencer em solo austríaco, graças aos golos de Gyokeres e de Diomande (a meias com Coates).

A defesa apertada de Adán logo aos cinco minutos, após cabeceamento de Otari Kiteishvili, foi um aviso que a equipa leonina levou a sério para o resto do jogo. Na véspera, Rúben Amorim avisou que para ganhar seria preciso ter bola, daí a titularidade de Daniel Bragança, mas o estado do relvado não ajudou o médio na missão ofensiva e aprisionou-o no jogo defensivo.

Mais importante na recuperação da bola, Bragança – uma das cinco novidades no onze, juntamente com Geny Catamo, Daniel Bragança, Matheus Reis, Trincão e Paulinho – sentiu dificuldade em fazer circular a bola e construir jogo para o trio ofensivo composto por Trincão (em vez de Pedro Gonçalves), Gyokeres e Paulinho.

Ter mais bola não significava criar oportunidades para marcar e por isso o intervalo chegou sem qualquer golo. A melhor oportunidade da equipa leonina foi o cabeceamento ao lado de Paulinho já perto do descanso e duas ameaças (uma de Coates e outra de Paulinho). Muito vigiado, Gyokeres foi perdendo a paciência com as entradas duras e rendeu pouco, mas viria a encontrar alguma paz no segundo tempo.

Sofrer e dar a volta por cima

O Sporting entrou melhor na segunda parte, com Geny Catamo a serpentear, tirar Danté do caminho e a rematar… mas muito por cima da baliza defendida por Kjell Scherpen, que nem um minuto depois evitou o golo leonino. Grande cruzamento de Catamo para Trincão, que cabeceou para uma defesa espetacular de Scherpen.

Contrariando a boa entrada leonina o Sturm Graz chegou ao golo. Kiteishvili rematou ao poste e Boving estava no sítio certo para uma recarga bem sucedida. Paulinho tentou o empate na jogada seguinte, mas o guardião austríaco impediu-o com mestria.

Sem tempo a perder, Amorim promoveu logo alterações na equipa, recorrendo ao banco onde estavam Pedro Gonçalves e Nuno Santos, mas o show de Scherpen iria continuar e, na mesma jogada, defendeu de forma incrível mais um cabeceamento de Paulinho e antecipou-se a Gonçalo Inácio na recarga.

Só não travou essa força da natureza que dá pelo nome de Gyokeres, que fez o empate após um toque de classe de Pedro Gonçalves e relançou o jogo quando ainda faltavam cerca de 20 minutos para o fim. Tempo para Diomande fazer história com ajuda num ressalto que traiu o melhor em campo, o guarda-redes do Sturm Graz.

O golo do defesa central (a bola raspou em Coates) permitiu aos leões darem a volta ao marcador em solo austríaco, algo que nunca acontecera. O Sporting lidera agora o grupo D, juntamente com a Atalanta, que venceu o Raków (2-0) e Rúben Amorim conseguiu assim o melhor arranque de temporada com cinco vitórias e um empate.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Jornal A Bola / Portugal