Mais um levantamento nacional coloca Santos entre as mais desenvolvidas do País. Nesta segunda (4), a Cidade se destacou na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, alcançando a 8ª posição geral do País – subiu cinco posições em relação a 2022 – e na liderança nacional no eixo de Urbanismo, repetindo neste quesito o sucesso da edição passada.
O estudo é elaborado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a empresa Necta, e foi apresentado em evento no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo) para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais, incluindo representantes da Prefeitura de Santos.
O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades. Entre eles: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.
DESTAQUE
Santos ficou à frente de diversas capitais de estado, atrás apenas dos municípios de Vitória (7º lugar), Barueri (6º), Niterói (5º), Belo Horizonte (4º), São Paulo (3º), Curitiba (2º) e Florianópolis (1º). O Município obteve a 6ª posição geral da região Sudeste e o 4º lugar entre as cidades do Brasil de 100 a 500 mil habitantes. A Cidade também ocupa o 4º lugar em Meio Ambiente, 9º em Mobilidade, 12º em Segurança e 16º em Governança.
Em Urbanismo, contribuíram para a 1ª posição nacional de Santos fatores como possuir cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão, investimento per capita de R$ 796,49 em urbanismo e 100% de atendimento urbano de água e 100% de atendimento urbano de esgoto.
De acordo com o ranking, o planejamento urbano é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, pois seu impacto é maior do que apenas o eixo, e tem repercussão em questões como meio ambiente, mobilidade, governança, segurança e economia.
“O ranking nos ajuda a balizar as nossas metas, os nossos objetivos. Todos nós, gestores públicos, sabemos que não existe cidade pronta. Qual cidade do mundo estava pronta para pandemia? Mas os rankings nos ajudam a aperfeiçoar as políticas públicas”, destacou o prefeito Rogério Santos na premiação em São Paulo. Ele recebeu os troféus ao lado dos secretários municipais de Governo, Fábio Ferraz, e de Infraestrutura e Edificações, Larissa Cordeiro.
O chefe do Executivo santista lembrou que Santos é reconhecida com uma das melhores cidades para viver e que a boa posição em urbanismo é uma tradição do Município. “Desde o início do porto organizado, o maior da América Latina, Santos teve o primeiro plano de urbanismo do Brasil moderno, com Prestes Maia. Santos foi a segunda cidade do Brasil a ter iluminação pública e a ter bondes e é pioneira com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”.
O estudo completo com os indicadores de Santos e das demais cidades pode ser acessado em Connected Smart Cities.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Isabela Carrari e Carlos Nogueira / PMS