“Viva plenamente o dom da vida com amor”. A mensagem era clara e estava espalhada por toda a Praça Mauá, neste domingo (6): a ‘receita’ foi o mote deste ano da Ação do Coração, evento que consta do Calendário Oficial de Santos desde 2012, onde milhares de corações feitos de pano por voluntários são distribuídos às pessoas.
“Nós estamos do lado do bem. Porque nós queremos fazer o bem”, disse Alexandre Camilo, idealizador da festa e da Associação Eduardo Furkini, criada em homenagem ao irmão, falecido vítima de um infarto. “Quem está no caminho do bem está sempre abençoado”.
“Os voluntários correm o dia inteiro para colocar esse sonho em pé. Aqui, todas as religiões convergem para a prática do bem”, disse a vice-prefeita Renata Bravo, secretária municipal da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania.
“Muitas pessoas foram auxiliadas por esse evento. Que esses corações possam entrar em muitas casas”. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos, Maria Ignez Pereira Barbosa, destacou a importância simbólica do projeto. “Nós somos aquecidos pelo amor. Quem consegue auxiliar ao próximo, está abençoado”.
Abraço
Após um abraço coletivo comandado por Alexandre Camilo, os corações confeccionados ao longo de meses espalhados no chão da praça foram, enfim, distribuídos aos presentes.
O evento contou com atrações musicais e diversos espaços: Rua Pets, barraca Escuta com Coração (atendimento psicológico), Rua Coração de Criança, Rua da Saúde e Rua Coração Animal. Ao término, uma caminhada inter-religiosa foi realizada pelas ruas do Centro Histórico.
Positividade
Letícia Campos acompanha a Ação do Coração há tempos. “Eu venho todos os anos. Gosto muito. É uma oportunidade maravilhosa de a gente pensar coisas positivas e se reunir em família”.
Já Poliana Dias esteve no evento pela primeira vez. “Estou gostando bastante. A praça fica alegre, tem muito o que fazer. Muito interessante”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Isabela Carrari / PMS