Pesquisar
Close this search box.

Segunda audiência pública esclarece dúvidas sobre o Parque Valongo em Santos

A população santista teve mais uma oportunidade para tirar dúvidas com relação ao futuro Parque Valongo. A Prefeitura e a Autoridade Portuária de Santos realizaram, na noite desta quarta-feira, na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico, a segunda audiência pública para discutir o projeto.

No encontro, a comunidade pôde manifestar opiniões e apresentar sugestões, elogios e críticas. Diversos pontos foram explicados pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.

Sobre a possibilidade de instalação de uma roda gigante no futuro parque, ele respondeu que este equipamento já foi alvo de interesse de duas empresas.

As características da passarela para acesso ao parque ainda estão em análise, bem como a gestão (horário de visitação e responsabilidade pela segurança), que deve ser definida ainda neste segundo semestre.

Sobre outro ponto questionado, o de áreas para estacionamento de veículos, Farinello citou que há previsão de construção de um prédio com capacidade para receber até 1 mil carros.

A primeira audiência pública sobre o projeto foi realizada em junho na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (Aeas), no Boqueirão.

Histórico

No início de maio, a Autoridade Portuária de Santos (APS) fez a cessão gratuita da área que abrigará o Parque Valongo para a Prefeitura de Santos.

Trata-se do trecho entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, que reúne os armazéns 4, 5 e 6. O projeto também contempla o armazém 7, de responsabilidade da APS, que deve ser destinado a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.

No dia 15 de maio foi assinado o Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil — empresa arrendatária de uma área portuária, no Paquetá, que abrigará o Terminal STS 11 — terminal de grãos.

O Trimmc, no valor de R$ 15 milhões, vai custear a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 previstos no Parque Valongo. Conforme o termo, as obras serão realizadas pela COFCO. A edificação será integrada ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais.

Já o espaço entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, será utilizado como a área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do Parque Valongo seja entregue até julho de 2024.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Carlos Nogueira / PMS