Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Santos promove segunda audiência pública sobre as intervenções do Parque Valongo

A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e juntamente com a Autoridade Portuária de Santos (APS), vai realizar a segunda audiência pública referente às intervenções do Parque Valongo e a ocupação dos demais armazéns do Porto de Santos esta quarta-feira, às 18h, na Associação Comercial de Santos (Rua Riachuelo, 14, Centro Histórico). 

O Parque Valongo será implantado em área do Governo Federal, que inclui os armazéns 4, 5 e 6 do Porto de Santos, cedida ao Município.

O equipamento prevê acesso dos visitantes ao canal do porto. Haverá espaços multiúso, com novo mobiliário, pisos e paisagismo, assim como áreas de contemplação e locais para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturais.

“Esta é a segunda audiência que realizamos com o objetivo de ouvir as contribuições, críticas e sugestões ao projeto e a participação popular é extremamente importante nesse processo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello.

No início de maio, a Autoridade Portuária de Santos (APS) fez a cessão gratuita da área que abrigará o Parque Valongo para a Prefeitura de Santos. Trata-se do trecho entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, que reúne os armazéns 4, 5 e 6.

O projeto também contempla o armazém 7, de responsabilidade da APS, que deve ser destinado a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.

No dia 15 de maio foi assinado o Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil — empresa arrendatária de uma área portuária, no Paquetá, que abrigará o Terminal STS 11 — terminal de grãos.

O Trimmc, no valor de R$15 milhões, vai custear a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 previstos no Parque Valongo.

Conforme o termo, as obras serão realizadas pela COFCO. A edificação será integrada ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais.

Já o espaço entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, será utilizado como a área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do Parque Valongo seja entregue até julho de 2024.

Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Santos