A taxa de inflação em junho desceu para 3,4% em junho em Portugal, um recuo de 0,6% em relação ao mês anterior, de acordo com informação avançada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).
Este recuo da taxa de inflação em junho representa o oitavo mês consecutivo de abrandamento deste indicador.
Explica o INE que esta desaceleração sentida em junho resulta sobretudo da descida dos preços dos combustíveis para níveis de junho de 2022.
“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 5,2% (5,4% no mês precedente). A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -18,8% (-15,5% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 8,5% (8,9% em maio)”, explica o INE.
De acordo com informação da autoridade estatística em Portugal e comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC terá sido 0,2% (-0,7% em maio e 0,8% em junho de 2022). Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 7,8% (8,2% no mês anterior).
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 4,7% (5,4% no mês precedente). Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de junho de 2023 serão publicados no próximo dia 12 de julho.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal