Até o final deste ano, Santos contará com mais de 100 novos pontos de internet sem fio (wi-fi) em espaços e equipamentos públicos nas várias regiões da Cidade.
O projeto ‘Santos 5.0 – Internet Grátis’ contemplará pontos de grande fluxo de pessoas, propiciando maior conectividade e inclusão digital para munícipes e turistas.
A iniciativa será viabilizada após licitação pública da Prefeitura de Santos, vencida pela empresa Net Telecom Informática. O extrato do contrato está publicado no Diário Oficial na edição desta terça-feira (20).
O investimento de R$ 4,3 milhões, proveniente de recursos municipais, inclui o fornecimento e a instalação de 110 pontos de acesso (access points, os chamados APs, em inglês), controle de acesso, garantia e suporte técnico.
Os dispositivos estarão conectados à rede de fibra ótica do Município – atualmente com 450km de extensão – com 60 deles em espaços públicos e 50 dentro de equipamentos municipais.
Na maioria dos locais, estarão próximos às câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.
A cobertura de internet sem fio contemplará praças, parques, equipamentos e pontos turísticos das regiões Central, Intermediária, Morros, Orla e Zona Noroeste. Entre eles, o Monte Serrat, Lagoa da Saudade, Jardim Botânico e o Orquidário, além de diversos pontos na orla, como as áreas dos quiosques, Praça das Bandeiras, Concha Acústica e Fonte do Sapo – confira a relação completa abaixo.
O prefeito Rogério Santos aponta o impacto positivo da medida para moradores e visitantes. “Santos é uma das cidades mais conectadas do País e com uma das melhores qualidades de vida do Brasil. Esta iniciativa visa não só o benefício ao turismo, mas também fornecer esta opção de conexão e comodidade ao santista, que utiliza a rede para lazer, trabalho e comunicação ágil”.
O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações (Detic), da Secretaria de Governo, vai elaborar, em conjunto com a empresa contratada, o cronograma de instalação dos APs, que tem previsão de início em julho e conclusão após seis meses, e as regras de acesso para os futuros usuários.
“Nos próximos meses, a população santista já começará a usufruir da internet gratuita em seus celulares e outros aparelhos móveis nos espaços que frequenta no dia a dia ou em momentos de lazer. E, no próximo verão, o acesso também será mais uma comodidade e atrativo aos milhares de turistas que visitam a nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz.
Como é hoje
Atualmente, Santos oferece sinal gratuito de internet sem fio nos ônibus municipais (100% da frota) e nos seguintes locais: Estação Rodoviária; Vilas Criativas da Penha, Vila Nova e Vila Progresso; Biblioteca Mario Faria (Posto 6) e Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5); Ponta da Praia (Praça Luiz La Scala x Rua Dr. Isidoro José Ribeiro Campos, Praça Luiz La Scala x Rua Roberto Sandall, Av. Bartolomeu de Gusmão x Rua Afonso Celso de Paula Lima, Av. Alm. Saldanha da Gama x Praça Almirante Gago Coutinho e Av. Rei Alberto I x Praça Gago Coutinho) e posto do Poupatempo – este último mantido em parceria pela Prefeitura e o Governo do Estado.
Em breve, o Novo Quebra-Mar, no José Menino, será contemplado com sinal de wi-fi dentro dos investimentos previstos na obra de reurbanização do espaço.
O Município desenvolveu ainda projeto para maior conectividade na Área Continental, que prevê a ampliação da velocidade de internet em prédios públicos com sistema de rádio e a criação de pontos de wi-fi. A proposta incluída no programa ‘Santos Mais’ deverá ser viabilizada com financiamento internacional junto ao banco CAF.
Educação
No início deste ano, a Prefeitura concluiu a melhoria da infraestrutura de internet e a disponibilização de sinal de wi-fi nas 86 unidades municipais de ensino (incluindo as creches) para o acesso dos alunos a tablets e telas interativas (lousas digitais) nas atividades pedagógicas.
O investimento de R$ 6,2 milhões faz parte do programa Santos do Futuro, que mescla tecnologia, desenvolvimento educacional e empreendedorismo para a formação das futuras gerações.
Confira os locais que terão pontos de wi-fi
- Praça dos Andradas (Centro)
- Praça José Bonifácio (Centro)
- Praça Mauá (Centro)
- Entorno da Bolsa Oficial do Café (Centro)
- Bulevar da Rua XV de Novembro (Centro)
- Teatro Guarany (Centro)
- Casa da Frontaria Azulejada (Centro)
- Museu Pelé (Valongo)
- Ruas São Bento, do Comércio e Tuyuti (Valongo)
- Arena Santos (Vila Mathias)
- Teatro Municipal (Vila Mathias)
- Entorno do Santuário do Monte Serrat (Monte Serrat)
- Caminho Monsenhor Moreira (Monte Serrat)
- Praça Guadalajara (Morro da Nova Cintra)
- Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra)
- Quadra Poliesportiva Milton Ruiz (Morro São Bento)
- Praça João de Moraes Chaves (Piratininga)
- Centro Esportivo M. Nascimento Jr (Santa Maria)
- Centro Educacional da Zona Noroeste/sambódromo e entorno (Areia Branca)
- Centro Esportivo da Zona Noroeste e entorno (Castelo)
- Praça Augusto Cerqueira (Castelo)
- Centro da Juventude da Zona Noroeste e entorno (Rádio Clube)
- Praça Dr. Jerônimo La Terza (Rádio Clube)
- Jardim Botânico (Bom Retiro)
- Praça Cândido Portinari (Marapé)
- Praça Palmares (Macuco)
- Praça Abílio Rodrigues Paz/BNH (Aparecida)
- Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva/Sesc (Aparecida)
- Praça Benedito Calixto (Pompeia)
- Praça das Bandeiras (Gonzaga)
- Praça da Independência (Gonzaga)
- Torres de Iluminação da orla (José Menino, Gonzaga e Aparecida)
- Fonte do Sapo (Aparecida)
- Calçadão da orla – direção Moby Dick (Boqueirão)
- Av. Vicente de Carvalho x Conselheiro Nébias – canteiro central (Boqueirão)
- Concha Acústica (Gonzaga)
- Área dos quiosques da orla (canais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e Embaré)
- Postos de salvamento da orla (1 ao 6)
- Orquidário Municipal (José Menino)
- Aquário Municipal (Ponta da Praia)
- Complexo Esportivo Rebouças (Ponta da Praia) Fonte: Prefeitura Municipal de Santos. Crédito da imagem: Isabela Carrari / PMS