Pesquisar
Close this search box.

Santos apresenta exemplos de parcerias com iniciativa privada para melhorar ações ambientais

Buscar uma responsabilidade compartilhada com todos os setores envolvidos – indústria, esferas de governo e população – para a resolução de problemas ligados ao meio ambiente é um dos desafios da Baixada Santista para o cumprimento das 17 metas inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

Esta posição foi manifestada na manhã desta segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, no 1º Seminário de ODS da Baixada Santista, realizado na Unisantos (Vila Mathias).

O evento reuniu especialistas do poder público e da iniciativa privada na discussão do que deve ser feito em cada um dos nove municípios da região para o cumprimento dos 17 ODS propostos pela ONU.

Ao destacar a necessidade de ações integradas, Marcos Libório ressaltou que, graças a parcerias com o setor empresarial, Santos conta com 40 postos de entrega voluntária de vidro. Também fruto de parceria com a iniciativa privada, o Município dispõe de mais de 30 postos de coleta de óleo comestível.

O secretário de Meio Ambiente acredita que o recolhimento de eletroeletrônicos, dentro de um contexto de logística reversa (restituição de resíduos ao setor industrial), também tende a avançar com parcerias entre o poder público e a indústria.

Em sua exposição no painel que tratou de resíduos sólidos, Marcos Libório ressaltou que é necessário avançar nos índices de reciclagem. “A coleta seletiva existe em Santos há 30 anos e os resultados se quintuplicaram nos últimos cinco anos”.

Outro debatedor do evento, o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Eduardo Martins, se mostrou preocupado com o pouco tempo – “cerca de sete anos” – para o cumprimento das 169 metas estabelecidas nos 17 ODS. “Temos até 2030 para solucionar questões que envolvem pobreza e saneamento. Na Baixada Santista, temos muitos assuntos em comum”.

O 1º Seminário de ODS da Baixada Santista é uma iniciativa da Universidade Católica de Santos (Unisantos) e TV Thati Band Litoral, com apoio do Sebrae e Prefeitura de Santos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Isabela Carrari / PMS