Tradicional celebração de uma das comunidades mais relevantes de Santos, a Festa de Portugal será realizada pela primeira vez em dois dias, sábado (10) e domingo (11), das 10h às 18h, no Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo, no Centro Histórico.
Organizado pela Escola Portuguesa com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), o maior evento da comunidade portuguesa na Baixada Santista chega à 14ª edição e deve receber um público de 20 mil pessoas, conforme expectativa dos organizadores.
No palco montado em frente ao Santuário do Valongo, haverá apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital (confira programação abaixo).
Outra novidade para esse ano, além dos dois dias de festa, será a ampliação da Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, cervejas e vinhos portugueses, a feira de artesanato com produtos portugueses e espaço kids, que serão montadas nos Arcos do Valongo com uma maior estrutura, num espaço coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando mais conforto e comodidade aos participantes.
Shows
Durante os dois dias, os amantes da cultura portuguesa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais como o Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada. Também vão se apresentar ranchos folclóricos da Baixada Santista e da Capital com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.
No sábado, a concentração da festa será às 9h na Praça Mauá no ponto de embarque do bonde, que estará enfeitado com as cores e bandeiras de Portugal. De lá partirá uma ativação folclórica, semelhante às marchas de Lisboa, tradicionais na época das festas juninas em Portugal, convidando o público para participar da festa.
O cortejo festivo seguirá com alegorias folclóricas, tambores, concertinas, acordeões, grupos com trajes portugueses e cabeçudos típicos de Viana do Castelo. Ao som de canções portuguesas, os folcloristas irão seguindo o bonde, que levará, até o Valongo, autoridades, integrantes das entidades e dos ranchos, com seus pavilhões, além dos componentes do Tricanas de Coimbra e do Veteranos, que não irão se apresentar no palco.
Crianças
No espaço kids montado nos Arcos do Valongo, nos dois dias, das 13h às 18h, haverá brincadeiras como corrida de rolimã e de bambolês, dança da cadeira, pega-pega, rouba bandeira, competição de argolas, tomba-latas, pescaria, cantinho dos bebês, brincadeira das bexigas, gincana de torres copos, torta na cara, massinha, lápis de cor e desenhos para pinturas com tema da festa e coelhinho sai da toca.
Além disso, serão promovidas oficinas de slimes, de confecção de chaveiros, de balões, de boneco na bexiga, de biscuit, competição de chute à lata e corrida de pedra, papel e tesoura. Das 9h às 18h, haverá ainda tobogã inflável e cama elástica para as crianças brincarem.
Confira a programação cultural
Dia 10 / 06 (sábado)
9h – Concentração para Ativação Folclórica na Praça Mauá (Cortejo e Bonde)
10h – Solenidade de Abertura
10h30 – Orfeão do Centro Cultural Português
11h30 – Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13h – Andreza Mariano e Banda
14h – Rancho Casa do Minho
15h – Vira Livre – Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar
16h – Rancho Folclórico Brunhosinho
17h – Banda Canto Portugal
Dia 11 / 06 (domingo)
11h – Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
13h – Fado por Acaso
14h – Rancho Folclórico Verde Gaio
15h – Ana Carla Lemos
16h – Rancho Folclórico Típico Madeirense
17h – Alma Lusíada
Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Arquivo / PMS