Ronaldo Andrade – Feriado nacional, no dia 05 de outubro celebra-se em Portugal a implementação da República, quando o país passou a ser uma república, destituindo a monarquia.
Assim, o último rei de Portugal foi D. Manuel de Bragança (chamado de D. Manuel II), e a família real portuguesa teve que partir para o exílio, em Inglaterra.
A queda da monarquia e instituição da república, fruto da revolução coordenada pelo Partido Republicano Português, com a ajuda do Exército e da Marinha, foi iniciada em 02 de outubro, tendo sido vitoriosa na madrugada do dia 05 de outubro de 1910, sendo proclamada neste mesmo dia nos Paços do Concelho de Lisboa – prédio em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.
Em seguida, um governo provisório foi instituído, sob a liderança de Teófilo Braga, e em agosto de 1911, com a aprovação de uma nova Constituição, iniciou-se a primeira República Portuguesa, com a nomeação de Manuel de Arriaga como primeiro presidente.
Com a alteração do regime, Portugal foi um dos primeiros países da Europa a tornar-se república. Outras mudanças foram realizadas, como o hino, a moeda e também a bandeira nacional, passando de branca e azul para verde e vermelha.
O atual presidente de Portugal é Marcelo Rebelo de Sousa, que foi eleito em 2016 e reeleito em 2021, com mandato até 2026.
Para celebrar a efeméride, será realizada no próximo dia 05 solenidade no Palácio de Belém (sede da Presidência), com as apresentações do Grupo Dixie da Marinha, Quinteto de Metais do Exército e Quarteto de Saxofones da Força Aérea.
Ronaldo Andrade