Pesquisar
Close this search box.

TAP. Seguro Sanches vai deixar a presidência da comissão de inquérito

Jorge Seguro Sanches vai mesmo demitir-se do cargo de presidente da comissão parlamentar de inquérito à TAP, segundo avança esta quarta-feira a SIC Notícias.

Na terça-feira, o deputado socialista já tinha ameaçado sair do cargo por divergências com deputados da comissão parlamentar de inquérito.

“Se isso se confirmar é mais uma tentativa do PS de desvalorizar e obstaculizar o trabalho da comissão”, reagiu o PSD, pela voz do líder parlamentar do partido, Joaquim Miranda Sarmento.

De acordo com o canal de notícias, Seguro Sanches tomou a decisão de sair, faltando apenas acertar os timings da saída com o presidente da Assembleia da Republica (AR), Augusto Santos Silva, com quem já se terá reunido.

Santos Silva disse, no entanto, que até às 10:29, altura em que saiu do seu gabinete, não tinha recebido, de forma formal, a demissão de Seguro Sanches. Questionado sobre se tinha falado informalmente com o deputado socialista, o presidente da AR disse que não partilhava conversas privadas, sem querer alongar-se sobre este assunto.

O presidente demissionário da comissão de inquérito à TAP ausentou-se dos trabalhos, durante a sessão de terça-feira, antes da audição de Humberto Pedrosa, antigo acionista da TAP, de modo a refletir sobre a sua continuidade à frente da comissão de inquérito.

Pediu, na altura, para ser substituído, após uma longa discussão na qual os partidos da oposição questionaram a aplicação de uma grelha de tempo mais curta para a audição do antigo acionista da companhia aérea, Humberto Pedrosa.

O deputado socialista disse não admitir que questionem a sua honorabilidade.

“A forma como foi questionado, de uma forma até deselegante, o meu papel no cumprimento do mandato da comissão leva-me a questionar se continuo a ter as melhores condições para fazer. Essa reflexão é uma reflexão que urge fazer”, frisou o socialista, antes de pedir ao social-democrata Paulo Rios de Oliveira que o substituísse “provisoriamente”, deixando depois a comissão de inquérito.

De referir que está previsto que a comissão de inquérito à gestão da TAP termine a 23 de maio, mas, segundo a SIC Notícias, esta data está definitivamente comprometida.

Fonte: Jornal Diário de Notícias, com Lusa / Portugal

Crédito da imagem: António Pedro Santos / Lusa