Uma das atrações turísticas mais queridas de Santos, a linha turística do bonde ultrapassou a marca de dois milhões de passageiros, contados desde 2000. Para comemorar este feito e os 114 anos do início dos bondes elétricos em Santos, iniciado em 28 de abril de 1909, a Prefeitura realizará passeios com 50% de desconto, harmonização com cerveja artesanal e ainda lançará o áudio-guia do passeio, sistema que permite a descrição do percurso com uso de dispositivos eletrônicos e digitais.
Na sexta-feira (28) e sábado (29), a partir das 11h, o bonde estará com meia tarifa (R$ 3,50 e grátis para crianças de até cinco anos no colo e guias de turismo em monitoria de grupo) e os passageiros serão presenteados com bilhetes comemorativos dourados (disponibilidade limitada).
No primeiro dia de comemorações será lançado o áudio-guia, sistema que permite, por meio dos alto-falantes do bonde, a descrição de cada ponto turístico do Centro Histórico, com gravações feitas pelos guias da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).
Por meio de QR Codes, os passageiros poderão acessar as versões em inglês, espanhol e em Libras (vídeos no YouTube). Alguns celulares serão fornecidos no início do passeio para passageiros que necessitarem. O projeto foi desenvolvido pela Seectur com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), cuja equipe providenciou os recursos técnicos nos bondes para a utilização da ferramenta.
Cerveja artesanal
No sábado, a Rota da Cerveja Artesanal vai dar um gostinho especial ao passeio histórico. A partir das 12h30, a cada hora, as cinco marcas (Jurássica, Filomena, Estiva, Everbrew e Santista) terão especialistas nos elétricos para demostrar ao público, com direito à degustação, harmonização de cervejas artesanais com petiscos.
Delícias doces e salgadas serão harmonizadas com cervejas dos tipos brown ale, IPL (India Pale Lager), stout, session IPA (India Pale Ale) e witbier.
Os ingressos para estes passeios são limitados e começarão a ser vendidos na sexta, às 10h30, na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº).
Feira
Quem comparecer ao evento no sábado, também poderá fazer compras na feira de economia criativa Feito em Santos Valongo.
Montada no alpendre da Estação do Valongo, de onde saem os bondes, a feira conta com cerca de 20 expositores das áreas de artes plásticas, artesanato, trabalhos manuais e lembranças da Cidade, sempre sábado e domingo, das 11h às 18h.
Exposição
As comemorações pelos dois milhões de passageiros e 114 anos dos bondes elétricos começaram nesta terça-feira (24), com a abertura de exposição sobre os elétricos no Monte Serrat. Montada até domingo (30), apresenta painéis contando a história deste meio de transporte, peças dos carros avulsas e o estande do bonde instagramável da Prefeitura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Francisco Arrais / arquivo / PMS