O Palmeiras, clube brasileiro treinado pelo português Abel Silva, sagrou-se este domingo bicampeão do Campeonato Paulista ao golear o Água Santa por 4-0, depois de ter sido derrotado por 2-1 no jogo da primeira mão.
Os golos da equipa de São Paulo foram apontados por Gabriel menino (15′ e 27′), Endrick (34′) e Jose Lopez (73′). O Água Santa terminou o jogo reduzido a dez por expulsão de Anderson, aos 41′.
Com mais esta conquista, Abel tornou-se no treinador estrangeiro com mais títulos no futebol brasileiro, igualando o recorde do uruguaio Felix Magno – são já oito troféus desde que chegou ao Palmeiras, superando as marcas do argentino Juan Celly e do uruguaio Ventura Cambon.
O primeiro título de Abel pelo Palmeiras foi a Taça Libertadores de 2020, quando o Palmeiras bateu o Santos no Maracanã por 1-0. Na edição seguinte, o Alviverde viria a vencer também, desta feita derrotando o Flamengo.
Abel tem ainda uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça Sul-Americana (2022), um Campeonato Brasileiro (2022), um Campeonato Paulista (2022) e uma Supertaça do Brasil (2023). E agora somou-lhe mais um Paulistão.
Treinadores portugueses
No sábado, o treinador português Ivo Vieira, também se sagrou campeão estadual de Mato Grosso, ao voltar a vencer, na final a duas mãos, o Rondonópolis por 1-0 (2-0 no primeiro jogo).
Já o Flamengo de Vítor Pereira teve sorte diferente. Depois de ter vencido por 2-0 o Fluminense na primeira mão da decisão do Campeonato Carioca, este domingo foi goleado pelo rival, por 4-1, que assim ficou na posse do troféu. Os golos do Flu foram marcados por Marcelo (30′), German Cano (34′ e 56′) e Alexsander (65′). Pelo Flamengo marcou Ayrton Lucas (90’+9).
Botafogo, de Luís Castro, conquista Taça Rio, do ‘Carioca’
O Botafogo, treinado pelo português Luís Castro, goleou este domingo em casa o Audax Angra por 5-2, na segunda mão da final da Taça Rio, e ergueu o troféu associado ao Estadual do Rio de Janeiro.
Na final da prova, disputada pelos quinto a oitavo classificados da fase regular do ‘Carioca’, o clube orientado pelo técnico luso começou por vencer por 2-1 na primeira mão antes de hoje golear, com tentos apontados por jogadores que passaram pelo campeonato português.
O ex-Portimonense Lucas Fernandes marcou dois, aos 12 e aos 19 minutos, o antigo extremo do Boavista Gustavo Sauer também ‘bisou’, aos 41 e 69, e o defesa Philipe Sampaio (ex-Boavista, Feirense e Tondela) fez o 5-2, aos 80.
Pelo meio, o Audax Angra fez golo por Romarinho (28) e Julinho (52), mas não impediu o primeiro troféu de Luís Castro no Brasil, a que chegou em 2022 para orientar o ‘Fogão’.
Este título soma-se a uma Liga ucraniana, pelo Shakhtar Donetsk, uma II Liga, pelo FC Porto B, e uma Taça do Qatar, no Al Duhail.
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal