A inflação em Portugal voltou a cair em janeiro, situando-se agora em 8,4%. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), essa taxa recuou 1,2 pontos percentuais face ao mês anterior, tendo sido esta a terceira diminuição consecutiva.
Na estimativa rápida publicada no final de janeiro, o gabinete de estatísticas apontava para uma taxa de inflação de 8,3% relativamente ao primeiro mês de 2023, mas tal valor acabou por ser revisto em alta ligeira para 8,4%. Ainda assim, verificou-se um recuo face ao mês anterior, já que em dezembro a inflação estava fixada em 9,6%.
Quanto à inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos), janeiro trouxe uma subida de 7%, desacelerando face ao mês anterior.
O INE avança ainda que a variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu, também pela terceira vez consecutiva, para 7,1%, destacando-se a diminuição de preços da eletricidade.
Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados voltou a subir. Em janeiro, o aumento foi de 18,5%, mais 0,9 pontos percentuais do que em dezembro.
Face à escalada dos preços, que a guerra na Ucrânia veio agravar, o Governo tem lançado algumas medidas, mas estão longe de compensar na íntegra o impacto da inflação. Tanto que os dados mais recentes mostram que os salários caíram, em termos reais, 4% em 2022, o recuo mais acentuado de toda a série estatística.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal