Pesquisar
Close this search box.

Folia vai tomar conta do Centro Histórico de Santos no Carnaval

Quem gosta de Carnaval encontrará no Centro Histórico de Santos um espaço ideal para curtir a folia. Este ano, a Secretaria de Cultura (Secult) unirá a tradição de um evento consagrado há mais de 20 anos com uma novidade que promete agradar em cheio quem gosta de aproveitar a festa carnavalesca como antigamente. De 18 a 21 de fevereiro, a Praça Mauá vai ferver com quase 30 horas de festa, totalmente aberta ao público. 

No dia 18, a partir do meio-dia, será realizado o ‘Carnabonde 2023’, que chega à 21ª edição, após três anos de interrupção por conta do período mais crítico da pandemia de covid-19. Em 2023, o evento prestará uma homenagem ao Clube Sírio Libanês, que por décadas promoveu um dos bailes mais famosos e concorridos da Cidade.

Além do bonde devidamente decorado pela equipe do artista plástico André Leahun, o baile contará com as presenças da Corte Carnavalesca e das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS). O som da festa ficará por conta das bandas Oscar Guzzella, no carro de som, e da Zago Art Show, no palco, tocando as tradicionais marchinhas de Carnaval. 

Para a alegria do público, o Carnabonde deste ano trará uma grande novidade: no final da tarde subirá ao palco da Praça Mauá o bloco ‘Sargento Pimenta’, que faz sucesso no carnaval carioca e que traz no repertório versões de canções dos Beatles.

Já a partir do dia 19, as bandas de carnaval de Santos e outras atrações especiais comandarão a folia, na primeira edição do ‘Carnacentro’. Serão três dias de evento, com a participação de seis bandas por dia, que partirão da Praça Mauá em animados desfiles pelas ruas do Centro Histórico. Cada cortejo terá duração de 1 hora.

Além de se divertir com as bandas, o público também poderá curtir apresentações inéditas no palco montado na Praça Mauá. No dia 19 a atração convidada é o ‘Bloco Vale Tudo’ com Léo Maia; no dia 20, ‘Bloco do Torto’ com Julinho Bittencourt, João Maria, Gibi Wagner e Monna; no dia 21, ‘Bloco Ritaleena’, um dos mais queridos do carnaval paulistano.

“Estamos preparando quatro dias de música, batalha de confetes e muita diversão. Tudo isso de forma gratuita, unindo muita alegria e segurança”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.   

Para garantir a segurança dos foliões nos quatro dias de eventos, todo o entorno da Praça Mauá será cercado e haverá revista dos participantes pelos integrantes da Guarda Municipal e Polícia Militar, assim como já aconteceu nas últimas edições do Carnabonde. Os percursos – tanto do Carnabonde quanto do Carnacentro – serão monitorados pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura de Santos.

Dia 19

12h – Magia Tropical (palco)

13h – Banda do Centro

14h – Banda BB do Estuário

15h – Banda Vila Sapo

16h – Banda Ricardo Pinto

17h – Banda Estivadores

17h – Bloco Vale Tudo com Léo Maia (palco da Mauá)

18h – Banda Vila Belmiro     

Dia 20

12h – Fura Lupa (palco da Mauá)

13h – Banda do Jô

14h – Banda White Day

15h – Vila Mathias

16h – Banda Jaú

17h – Banda Acadêmicos da Vila

17h – ‘Bloco do Torto’ com Julinho Bittencourt, João Maria, Gibi Wagner e Monna (palco)

18h – Banda Vahia de Abreu

Dia 21

12h – Banda Firenight (palco da Mauá)

13h – Banda da Lazinha

14h – Banda Bebo Mas Não Travo

15h – Banda da Capela

16h – Banda Foliões da Ponte

17h – Banda Skinão do Marapé

17h – Bloco Ritaleena (palco da Mauá)

18h – Banda do Chupa

Fonte e crédito das imagens: Prefeitura Municipal de Santos