Pesquisar
Close this search box.

Personalidades do surf são homenageadas em Santos na 20ª edição do Dia do Surfista

Areia da praia de Santos, acondicionada em uma caixa acrílica transparente, foi o troféu entregue a quatro personalidades do esporte na 20ª edição do Dia do Surfista, comemorado no início da noite deste sábado (21), durante solenidade realizada na Pinacoteca Benedicto Calixto.

Por sua contribuição ao desenvolvimento do esporte na Cidade, foram homenageados Fábio ‘Jacuí’ Ventriglia, ativista ambiental e advogado; Celso ‘Bulina’ Gonçalves, vencedor do primeiro campeonato de surf, em 1973; Alessandra Aranha, juíza federal, e Rogério Santos, o primeiro prefeito surfista de Santos.

Com Diniz Iozzi, o ‘Pardal’, atuando como mestre de cerimônia, e Divanir Tucci, vice-presidente da Fundação Pinacoteca, recepcionando os convidados, a solenidade reuniu apreciadores do esporte e surfistas de todas as idades.

Autor da lei 2.172, de 2003, que criou a data, o ex-vereador Fábio Nunes destacou que o surf entrou na vida dos santistas e fez uma história para ser contada ao mundo. “Santos e surf são um estilo de vida e estou feliz por ter apresentado uma lei que ‘pegou’, porque a população a abraçou. Nesses 20 anos, 78 surfistas e personalidades desse esporte já foram homenageados.

Já Alessandra Aranha afirmou que a homenagem lhe deu a sensação de estar “pegando uma onda no final da tarde”, e disse ser “uma honra ter contribuído para perpetuar e construir a memória do surf em Santos”.

Responsável pela sentença que autorizou a criação do Parque Roberto Mário Santini (parque do emissário), a juíza federal frisou ter “um olhar sensível para as demandas de nossa Cidade”. O troféu destinado a Bulina foi recebido por Dionízio de Oliveira.

O prefeito Rogério Santos lembrou que surf é mais do que pegar onda. “Me sinto feliz com a homenagem e na obrigação de incentivar ainda mais esse esporte”, comentou, citando a criação, em Santos, da primeira escola pública de surf, em 1991, seguindo-se a pioneira em surf adaptado e, agora, também de canoa havaiana.

Ele destacou ainda a postura da juíza federal, dizendo ter ela ajudado a criar a imagem do surfista, “conectando e qualificando o emissário à Cidade”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Isabela Carrari