O antigo Solar dos Martins da Silveira, imponente edifício de estilo neoclássico que desde o ano de 1882 aloja a sede administrativa do Município Eborense, irá beneficiar de uma obra de remodelação estrutural tão importante como necessária, dado o avançado grau de degradação em que se encontra.
Os trabalhos em curso irão envolver, para além de uma limpeza geral, a substituição do madeiramento e reforço estrutural, substituição de telhas, beirados e lanternim e recuperação da sala do relógio, incluindo a fachada e paredes envolventes.
Para além destes, a remodelação em curso inclui diversos trabalhos de cantarias, carpintarias, pinturas, instalações elétricas e climatização/ventilação. Dada a natureza da obra, será necessário proceder à instalação de uma cobertura provisória durante o tempo de realização dos trabalhos, que se prevê venha a ser de 365 dias.
A obra de remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho decorre em regime de empreitada, com um valor de investimento de 1. 543 391,99€+IVA (cerca de 1,8 milhões de euros).
Este teve enquadramento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, ao abrigo do Programa Alentejo 2020, através do qual foi garantido o financiamento de 85%, sendo os restantes 15% suportados pelo Orçamento Municipal.
O funcionamento dos Serviços Municipais alojados nos Paços do Concelho e o atendimento à população não serão afetados.
Fonte e crédito da imagem: Diário do Sul / Portugal