AIP e associações empresariais de Leiria, Santarém e Coimbra vão reunir-se para avaliar medidas do governo e fazer balanço

A Associação Industrial Portuguesa (AIP), a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra preparam-se para fazer um balanço dos graves impactos da depressão Kristin no tecido empresarial dos três distritos.

As associações empresariais vão reunir-se esta segunda-feira, de acordo com um comunicado de imprensa, onde preveem também avaliar o pacote avaliado em 2,5 mil milhões de euros de medidas definidas pelo Governo, bem como definir a melhor forma de implementar e monitorizar os efeitos desses apoios.

“As associações empresariais pretendem, desta forma, construir uma posição conjunta, sustentada no levantamento de danos já efetuado junto das empresas, e acompanhar de forma concreta a mitigação dos prejuízos, apoiar a retoma da atividade económica e salvaguardar postos de trabalho”, lê-se na mesma nota.

No dia 29 de janeiro, a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra solicitou ao Governo que adotasse de forma urgente “medidas extraordinárias de apoio às empresas afetadas, de forma a assegurar uma recuperação célere da atividade económica, preservar postos de trabalho e evitar o encerramento de unidades produtivas essenciais ao desenvolvimento regional”.

“Muitas empresas registaram danos relevantes nas suas instalações, equipamentos e atividade, enfrentando agora dificuldades acrescidas para retomar a normalidade, num contexto já exigente para a competitividade e sustentabilidade dos negócios”, alertou a mesma entidade.
As várias associações empresariais regionais têm conduzido inquéritos para o apuramento e avaliação dos prejuízos das empresas afetadas pela tempestade.
Apoio às empresas afetadas pela tempestade 
A NERLEI CCI (Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria) vai disponibilizar, a partir de segunda-feira, dia 2 de fevereiro, alguns espaços (com rede e eletricidade) para empresários que viram os seus locais de trabalho ficar destruídos.
Os profissionais interessados deverão entrar em contacto através do e-mail nerlei@nerlei.pt. A Startup Leiria anunciou igualmente que vai disponibilizar 60 espaços de co-work.
Fonte: O Jornal Económico / Portugal
Crédito da imagem: Rui Minderico / Lusa