Donald Trump reforçou a intenção de assumir o controlo da Gronelândia, anunciando a intenção de ter “negociações imediatas para comprar” o território da Dinamarca. No Fórum Económico Mundial, em Davos, o Presidente norte-americano disse que nenhum outro país tem condições para defender a Gronelândia além dos Estados Unidos da América.
“Todos os membros da NATO têm a obrigação de defender o seu território. Nenhuma nação, ou grupo de nações, têm a capacidade de defender a Gronelândia sem ser os Estados Unidos”, afirmou Donald Trump nesta quarta-feira (21), anunciado depois que procura “abrir negociações imediatas para comprar a Gronelândia”, que diz estar “não defendida, numa localização estratégica chave entre os Estados Unidos, a Rússia e a China”.
O Presidente dos EUA procurou legitimar a sua intenção com um exemplo da Segunda Guerra Mundial, quando a “Dinamarca caiu para a Alemanha depois de seis horas de combate”, obrigando os Estados Unidos a “enviar as nossas próprias forças para assegurar o território da Gronelândia, a elevado custo e despesa”.
“Sem nós, talvez estivessem todos a falar alemão e japonês”, declarou. “Eu não vou usar a força, não quero usar a força, não preciso de usar a força”.
Fonte: www.rr.pt
Crédito da imagem: Laurent Gillieron / EPA