Os indicadores revelados pela edição 75 do Barómetro do Turismo do IPDT (Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo) evidenciam um turismo que evolui com confiança, reforça a sua competitividade e continua a afirmar a sua importância na economia nacional, entrando no último trimestre do ano com um nível histórico de confiança e com perspetivas muito positivas para o Natal e Fim de Ano, um período que habitualmente reforça a dinâmica da atividade turística.
Após um inquérito junto de profissionais do turismo que decorreu entre 14 e 22 de outubro de 2025, o documento conclui que o setor regista um nível de confiança de 83,2 pontos, o segundo mais elevado num 4º trimestre desde o início da monitorização, apontando para um mercado de estabilidade, refletindo a maturidade crescente da atividade turística em Portugal.
Olhando para o panorama da quadra natalícia, festiva, o Barómetro destaca que no mercado interno, estima-se um desempenho semelhante ao de 2024, com estabilidade na procura e um aumento das receitas, enquanto em relação ao mercado externo, prevê-se um ligeiro crescimento de turistas e dormidas, acompanhado por uma subida mais expressiva das receitas.
Espanha, Reino Unido, França, EUA e Alemanha serão os principais emissores de turistas neste período festivo, de acordo com a maioria das respostas, sem esquecer, no entanto, que Espanha, Itália e Grécia continuam a ser os principais concorrentes diretos de Portugal.
A 75.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT dá particular atenção às perspectivas para o 1.º semestre de 2026. Os resultados evidenciam a estabilidade nos fluxos turísticos, mas também uma crescente exigência dos profissionais para que o setor continue a evoluir de forma sustentada, inovadora e com capacidade de diferenciação face à concorrência.
Para este período, os profissionais antecipam um semestre positivo, com reforço da atividade turística, da procura externa e do investimento privado, indica ainda a análise, sendo a redução esperada da carga fiscal, apontada como fator-chave para melhorar a competitividade e o ambiente de negócios no setor.
António Jorge Costa, presidente do IPDT – Turismo comenta estes resultados realçando que “atingir o segundo valor mais elevado de confiança desde 2010, num quarto trimestre, revela um setor que se desenvolve e projeta com visão estratégica”, para avançar ainda que este desempenho “reflete uma maturidade crescente dos agentes turísticos, capazes de gerar valor durante todo o ano”.
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