Portugal recebeu o primeiro comboio novo nos últimos 23 anos. É a primeira de 22 automotoras Flirt fabricada pela Stadler. No total, está prevista a entrega de 200 novos comboios para a CP.
É um investimento de 158 milhões de euros pela CP para servir o serviço regional. O dinheiro sai do Estado português através do Sustentável 2030 e do Fundo Ambiental.
Das 22 automotoras, 12 são bimodo (tração elétrica e diesel) e 10 elétricas.
Esta primeira unidade tem capacidade para 369 passageiros, 204 sentados e 165 de pé, com áreas para pessoas com mobilidade reduzida e bicicletas.
A primeira unidade vai entrar ao serviço no segundo semestre de 2026. Até lá, vão ter lugar os processos de ensaios técnicos e de homologação, para “garantir total segurança e conformidade com a infraestrutura ferroviária nacional”.
“A chegada desta primeira unidade representa uma nova etapa na vida da CP e para o transporte
público descarbonizado em Portugal. Uma empresa em renovação, com muito caminho pela frente
e que hoje ganha novas ferramentas para servir os seus passageiros”, disse nesta quinta-feira (18) o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
“A chegada deste primeiro comboio Stadler é um marco histórico para a CP e para o país. Estas novas unidades vão permitir melhorar significativamente a qualidade do serviço regional, oferecendo mais conforto, fiabilidade e sustentabilidade aos nossos clientes”, afirmou Pedro Moreira, presidente da CP – Comboios de Portugal.
As 22 automotoras, 12 bimodo e 10 elétricas vão integrar a série 2700 da CP.
Fonte e crédito da i,agem: O Jornal Económico / Portugal