A Madeira tem em vista a organização dos Campeonatos da Europa de Bridge em 2028, numa iniciativa que resulta de conversações entre a Associação de Bridge da Madeira, Miguel Teixeira, e o presidente da European Bridge League (EBL), Eric Laurant, durante o Open Internacional de Bridge da Madeira 2025, que decorreu entre 30 de outubro e 10 de novembro, no Funchal.

Miguel Teixeira e Eric Laurant
“O evento poderá reunir cerca de 900 jogadores, além do staff técnico, num total aproximado de 1.100 pessoas diretamente envolvidas, sem contar com os acompanhantes, dado que muitos participantes viajam com familiares”, refere nota de imprensa da Direção da Associação de Bridge da Madeira.
“O Open é um dos principais torneios do calendário europeu e a imagem que projeta internacionalmente torna a região um palco apetecível e privilegiado para acolher eventos de bridge”, sublinha o presidente da Associação de Bridge da Madeira, Miguel Teixeira.
O responsável pelo bridge madeirense referiu que vai reunir-se com as autoridades regionais para aferir a vontade de apoiar este projeto, considerando “o impacto económico que um evento desta dimensão poderá gerar”.
“O Open Internacional de Bridge da Madeira já representa uma mais-valia superior a três milhões de euros para a economia regional, e a realização de um campeonato europeu poderá potenciar significativamente este valor, com benefícios para hotelaria, restauração, comércio local e serviços”, acrescenta a mesma fonte.
O evento, prossegue, “seria também uma oportunidade para reforçar a imagem da Madeira como destino de eventos internacionais de desporto e lazer, atraindo participantes de vários países europeus e potenciando a ocupação hoteleira, a promoção da gastronomia local e dos serviços associados.”
“Além do impacto económico, a realização de um campeonato europeu de bridge contribui para a diversificação da oferta turística da Madeira, atraindo um público de média-alta gama, interessado em experiências culturais, lazer e turismo de qualidade, alinhando-se com a estratégia regional de desenvolvimento turístico sustentável”, aponta ainda.
Caso se confirme este desígnio, esta será a segunda vez que a Madeira acolhe uma competição do calendário da EBL, após ter organizado em junho de 2022 os 55.º Campeonatos da Europa de Bridge, em todas as modalidades: Open, Senhoras, Seniores e Equipas Mistas.
“O sucesso destes eventos reforça a capacidade organizativa da região e o seu prestígio enquanto palco de competições internacionais de referência”, conclui.
Fonte e crédito da imagem: Jornal Madeira / Portugal