Agência para o clima ultrapassa os 49 milhões de euros em pagamentos

A Agência para o Clima (ApC) executou 49,4 milhões de euros em pagamentos para apoiar projetos de descarbonização, eficiência energética, mobilidade sustentável e valorização do território.

Segundo o Ministério do Ambiente e Energia, estes apoios contaram com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 10,9 milhões de euros, e do Fundo Ambiental, com 38,5 milhões de euros.

O financiamento do PRR assegurou o apoio a programas como o de apoio a edifícios mais sustentáveis, na eficiência energética em edifícios de serviços, na sustentabilidade e eficiência no uso de água, na produção de hidrogénio e gases renováveis.

Já o financiamento do Fundo Ambiental apoiou medidas como o VEN2025, a construção da ponte EuroVelo1, o mecanismo de compensação para uma transição justa, a cadeia de produção de carne de caça, o combate às espécies invasoras em Seia, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei e Monchique, entre outras.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirma que estes investimentos “refletem o compromisso do Governo em acelerar a transição energética e climática, através do financiamento de projetos que melhoram o ambiente, o território e a qualidade de vida dos portugueses”.

“Estes apoios chegam às casas das pessoas, às cidades, às florestas, às empresas e às comunidades, com impacto direto na qualidade de vida e na sustentabilidade do território”.

“Estamos a investir na eficiência energética das habitações, na modernização do transporte público, na valorização da água, na produção de energia limpa e na proteção da saúde pública”, sublinha.

Fonte e crédito da imagem: : O Jornal Económico / Portugal